17.01.2020
img_0009.jpg

A iniciativa decorre entre 17 e 19 de janeiro, no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia, e reúne professores coordenadores do Programa Eco-Escolas e técnicos dos municípios envolvidos na educação ambiental, pretende incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objetivos comuns e troca de experiências.

António Belo, vice-presidente do IPL

Na sessão de abertura, presidida pela secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, esteve o vice-presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, que frisou o facto do Politécnico de Lisboa ser pioneiro do Programa Eco-Escolas no Ensino Superior, uma vez que a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Politécnico de Lisboa foi uma das primeiras instituições de ensino superior a aderir em 2010.

O dirigente do Politécnico de Lisboa manifestou a vontade de tornar 2020, “um ano muito verde”, na instituição. Um dos desafios passa por expandir o Programa Eco-Escolas à generalidade das Unidades Orgânicas do IPL. Para além desta vontade, o Politécnico de Lisboa pretende ser “um parceiro muito ativo” na Lisboa Capital Verde Europeia.

Na sua intervenção, António Belo, frisou, ainda, que “o desenvolvimento de uma sociedade sustentável passa pela educação”, campo no qual as instituições de ensino podem fazer a diferença, através “de mudanças de atitudes e comportamentos”.

José Sá Fernandes

José Sá Fernandes, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, um dos convidados do painel de abertura, expressou um agradecimento ao Programa Eco-Escolas pela importância que tem assumido nas ações e trabalho no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O vereador do Ambiente, manifestou o desejo de ver algumas das ações do programa internacional integradas na Lisboa Capital Verde Europeia.

Seminário Eco-Escolas 2020

Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, brincou com o facto de, na plateia haver uma maioria de mulheres, o que sustenta os estudos que as apontam como quem tem maior consciência e envolvimento em relação à preservação do meio ambiente.

Do programa do Seminário Nacional Eco-Escolas 2020, cuja organização é da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e da Câmara Municipal de Lisboa, fazem parte workshops, fóruns de debate e muito mais.

Eco Escolas

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens do Gabinete de Comunicação ESTeSL