21.07.2020
dsc09825.jpg

No lado oriental da cidade, junto ao Tejo, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) é a unidade orgânica do Politécnico de Lisboa onde a Saúde e Tecnologia são pilares.

Os problemas de saúde não têm dia nem hora marcada e, como tal, há que formar profissionais capazes de tratar aqueles que na falta dela precisam de acompanhamento. A ESTeSL, única Escola Superior do Politécnico de Lisboa dedicada à saúde, apresenta licenciaturas de 4 anos, essencialmente com o último dos quais de estágio.

estesl

Do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais, da Dietética e Nutrição, da Farmácia, da Imagem Médica e Radioterapia, passando pelo de Fisioterapia ou Ortoprotesia, entre outros, a Escola oferece nove licenciaturas e dez mestrados, todos eles com a exigência científica e pedagógica de excelência.

Nos quatro anos destas licenciaturas, a componente prática e o ambiente profissional estão sempre presentes ao longo de todo o plano curricular, culminando no último ano dedicado a estágios e à investigação. Para tal acontecer, contam-se um total de mais de 400 parcerias institucionais com hospitais, laboratórios, clínicas, empresas entre outras entidades.

Um ambiente de proximidade

A ESTeSL não é exceção no ambiente de proximidade que se vive no Politécnico de Lisboa, como a Forum Estudante pode constatar pedindo a opinião de alunos que fazem parte do quotidiano de todas estas Escolas e Institutos, mesmo sendo de áreas completamente distintas.

Andreia Coelho, estudante do 2.º ano da licenciatura em Saúde Ambiental, partilha da opinião dos colegas das outras instituições do Politécnico, referindo que “o espírito de solidariedade que existe em todos os estudantes, professores e funcionários da ESTeSL, são uma constante”.

ESTeSL

Fora de portas, o que não faltam são projetos prontos para estes jovens poderem alargar os seus horizontes no trabalho com a comunidade. Já dentro de portas, a ESTeSL oferece aos seus estudantes um grande número de laboratórios devidamente equipados para o ensino clínico e investigação, bem como salas de estudo, algumas até disponíveis 24 sobre 24 horas, acreditam?

Texto: RM