10.05.2022
prémio jornalismo

Diana Gomes e Adriana Alves, estudantes e Ruben Martins e Diogo Ferreira Nunes, diplomados em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) foram distinguidos com menções honrosas na 5.ª edição do Prémio “Fernando Sousa”, nas categorias EstudanteNacional, respetivamente. Os resultados foram divulgados a 9 de maio numa sessão comemorativa do Dia da Europa, que decorreu em Évora.

"Um bar chamado Europa" foi o trabalho desenvolvido pelas alunas Diana Gomes e Adriana Alves no âmbito do ReportEU, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que conta com a colaboração do REC – repórteres em construção. A peça jornalística, feita sob a orientação da docente da ESCS, Teresa Abecasis, fala do Bar Europa, nascido nos anos 70, numa altura em que Portugal dava os primeiros passos na democracia e abria os olhos para o mundo em tempos. Então um espaço de marinheiros e prostitutas, é hoje o ponto de encontro de um público heterogéneo e multicultural.

A categoria Estudante diz respeito a trabalhos produzidos por um estudante do ensino superior de jornalismo ou de comunicação, ou por uma equipa de estudantes do ensino superior de jornalismo ou de comunicação.

“Cinco dias de viagem no mais europeu dos comboios”, foi trabalho de Ruben Martins e Diogo Ferreira Nunes alumni da ESCS e Carlos Cipriano, para o jornal Público, que arrecadou a menção honrosa na categoria Nacional. O texto fala de um comboio (que na realidade são três) que ligou a Europa sobre carris no Ano Europeu do Transporte Ferroviário. Neste trabalho, os jornalistas contam o dia a dia de uma viagem, através do relato a bordo do Connecting Europe Express, num trabalho que inclui também podcasts gravados no comboio e fotografias de cada um dos maquinistas desta operação. O trabalho foi um projeto da Direção-Geral da Mobilidade e dos Transportes da Comissão Europeia, que mostrou o potencial da ferrovia, mas também as suas falhas numa Europa que se quer sem fronteiras ou barreiras internas.

Ferrovia
Fotografia: Público

A categoria Jornalista – Media Nacional diz respeito a um trabalho produzido por um jornalista detentor de carteira profissional, ou por uma equipa da qual conste um jornalista detentor de carteira profissional, e que seja publicado/difundido num meio ou órgão de comunicação social de âmbito nacional.

O Prémio de Jornalismo "Fernando de Sousa", promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do respeito pela liberdade e o pluralismo da comunicação social, é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de Jornalismo ou Comunicação Social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal. Serve, ainda, para homenagear o jornalista Fernando de Sousa (1949-2014), protagonista de uma longa e marcante carreira dedicada aos assuntos europeus. Foi atribuído pela primeira vez a 9 de maio de 2017, Dia da Europa.

Para a 5.ª edição, foram apresentadas 63 candidaturas de jornalistas e estudantes de todo o país, caracterizando-se pela diversidade de temas e formatos. Do total de candidaturas, 12 foram dizem respeito à categoria Estudante, 18 na categoria Regional e 33 na categoria Nacional. Dessas, foram nomeados 18 finalistas, 6 em cada uma das três categorias.

Coube a Elisa Ferreira, comissária europeia para a Coesão e Reformas, Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia em Portugal, e Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, apresentar os resultados da avaliação do júri.

Fonte: Comissão Europeia