13.02.2023
Dia Mundial da Rádio

As vozes de Alexandra David, vice-presidente da Escola Superior de Comunicação Social e Francisco Sena Santos, jornalista e professor de Rádio, juntaram-se para ler um texto inédito, cujo objetivo é celebrar o Dia Mundial da Rádio 2023. A ideia partiu de um desafio lançado pela ARIC – Associação de Rádios à Escola do Politécnico de Lisboa. O áudio vai ser transmitido no dia 13 de fevereiro.

Com o tema “Rádio é Paz”, escolhido para assinalar o Dia Mundial da Rádio 2023, a UNESCO relembra que este meio de comunicação é um pilar para a prevenção de conflitos e construção da paz. E foi este o foco de Alexandra David e Sena Santos que ilustra a visão da ESCS como Escola de referência na formação de profissionais de Comunicação e a promoção da rádio como meio com características únicas, democrática e integradora.

Alexandra David

Para a vice-presidente da ESCS, o convite da ARIC surge do reconhecimento da Escola. Para participar no contributo, quem melhor do que Sena Santos, professor agora aposentado, mas que tem ajudado a formar os muitos Jornalistas que saem da ESCS.

Francisco Sena Santos

Tal como a Rádio, a ESCS tem sabido acompanhar a evolução e as necessidades dos ouvintes, para além da rádio ESCS.FM, feita por estudantes, aposta agora nos podcasts, uma nova expressão da rádio, de que é exemplo o CiênciaCom. Estimular o diálogo e a tolerância, cultura, como Sena Santos refere no seu texto é o que se trabalha nas aulas de Rádio, onde se faz "Jornalismo com rigor, com ética e inteligência criativa". "A rádio dá voz aos que não a têm e é estratégica na construção da Paz", remata Alexandra David.

Imagens e apoio técnico de Nuno Portugal