08.02.2022
escs na noite eleitoral

A ideia de levar estudantes da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) a trabalhar com o jornal PÚBLICO na campanha das legislativas 2022, partiu de Ruben Martins, jornalista e licenciado pela Escola do Politécnico de Lisboa. Aproximar o jornal da academia tem sido algo que ambiciona, principalmente desde que trabalha na área do áudio. “Acredito muito no talento destes alunos, pela formação de excelência que a ESCS e a ESCS FM lhes dá”. Um convite dirigido à rádio da ESCS, onde foi diretor, bastou para iniciar uma maratona de trabalho em torno de uma campanha e noite eleitoral como há anos não se via.

O trabalho regular de colaboração entre a ESCS FM e o PÚBLICO, patente nas reportagens do podcast Repórter 360º da ESCS FM, publicadas nas várias plataformas do jornal, demonstra a capacidade, ao nível da produção de conteúdos, por parte dos estudantes da Escola Superior de Comunicação Social, permitindo abertura para o desafio que acabou por ser “produzimos em conjunto 7 horas de rádio em direto na noite eleitoral e oito jornais de campanha durante o período de campanha eleitoral”, refere Ruben Martins.

O jornalista e diplomado da ESCS, coordenou a emissão que contou com 30 alunos da Escola, de todos os cursos de licenciatura e do mestrado em Jornalismo. O trabalho conjunto iniciou com reuniões regulares com a direção da ESCS FM, o que permitiu ficar “com o melhor conhecimento das competências dos alunos para atribuir funções de acordo com o perfil. “Tínhamos disponíveis funções de repórter nas sedes, nas redes sociais, sonoplasta, arquivista, jornalista de noticiários, entre outras”.

Para jovem jornalista, o balanço “foi mesmo muito positivo. Tivemos mais de 9 mil pessoas a ver a emissão eleitoral, um registo muito acima das nossas expectativas. Foi também uma montra de talento muito interessante de pessoas com quem espero que possamos trabalhar no futuro. A parceria correu tão bem que estamos, no PÚBLICO, a trabalhar para melhorar e aprofundar a parceria com a ESCS”.