10.12.2021
Exposição de Leonardo Charréu

O Espaço Artes - Politécnico de Lisboa, acolhe até 16 de janeiro de 2022, a exposição de desenho "Os anos de formação: Anatomias artísticas e outros traçados", da autoria de Leonardo Charréu, docente do departamento de Investigação e Formação em Artes e Design da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) do Politécnico de Lisboa.

Na inauguração, que teve lugar a 9 de dezembro de 2021, o autor referiu que os trabalhos apresentados são uma pequena parte de um vasto conjunto de desenhos que fez ao longo da formação na Faculdade de Belas Artes, e também durante o período em que desenvolveu os estudos doutorais no Cercle Reial de Belles Arts, em Barcelona.

Leonardo Charréu afirmou, ainda, que a exposição tem um "claro objetivo didático", e que se pretende útil à comunidade académica do Politécnico de Lisboa, pois apresenta as possibilidades didáticas das várias linguagens do desenho, fazendo recurso a uma pedagogia cultural, que nos permite aprender em diferentes espaços e contextos, para além da sala de aula.

Exposição de Leonardo Charréu
Paulo Morais-Alexandre, António Belo e Leonardo Charréu

O vice-presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, naquela que é a última inauguração do ano 2021, no Espaço Artes, agradeceu ao autor a partilha dos trabalhos, com a comunidade, que para além de representarem um momento muito específico no percurso académico, têm a particularidade de terem estado perdidos durante décadas.

Paulo Morais-Alexandre, pró-presidente do IPL para as Artes, acredita que esta mostra resulta da generosidade do professor Leonardo Charreú de partilhar o seu percurso de formação e de “dar a oportunidade de entrar no segredo da sua aprendizagem do desenho”. O responsável pelo Espaço Artes do IPL, ressaltou que, para "aqueles que se interessam pelo desenho, sabem que este processo é fundamental. Conhecer a evolução e aprendizagem de grandes artistas é algo que podemos e devemos fazer, deixando um convite para que os alunos e todos os interessados possam visitar esta exposição, que permite desenvolver competências na compreensão de como se evolui na linguagem do desenho", referiu o pró-presidente.

Com curadoria de Susana Piteira, a exposição pode ser visitada, gratuitamente, no Espaço Artes - Politécnico de Lisboa, na Estrada de Benfica, 529, de 2.ª – 6.ª | 9h00 – 12h00 | 14h00-19h00.

Flickr photos from the "Os anos de formação: Anatomias artísticas e outros traçados" album.

_MG_2448 by Politécnico de Lisboa

_MG_2448 by Politécnico de Lisboa uploaded on 10 Dec 2021