29.04.2022
prémios ipl 2022

“A presidência do Politécnico de Lisboa almeja e trabalha para a construção de uma instituição com plenitude de competências no domínio do ensino superior em todas as suas áreas de saber”, referiu Elmano Margato, presidente do IPL, na cerimónia da entrega dos Prémios IPL 2022, que decorreu a 27 de abril, nos Serviços da Presidência da instituição, em Benfica.

A cerimónia em que foram entregues os Prémios Científicos IPL CGD, Prémios de Reconhecimento de Atividades de Relevância e Prémio Literário Belas Letras juntou os 21 premiados, dirigentes das Escolas, docentes, estudantes de funcionários técnico, administrativos e de gestão e teve como objetivo o reconhecimento da comunidade académica do IPL pelo trabalho desenvolvido no triénio 2019-2021 e em 2022.

Elmano Margato
Elmano Margato, presidente do IPL

“O prestígio e a projeção nacional e internacional do Politécnico de Lisboa são sustentados na qualidade do trabalho desenvolvido pela comunidade académica quer sejam docentes, não docentes, quer sejam estudantes”, destacou o presidente do IPL, na intervenção. O dirigente da instituição fez questão de frisar que “o prestígio e a projeção, nacional e internacional, do Politécnico de Lisboa são sustentados na qualidade do trabalho desenvolvido pela sua comunidade académica: trabalhadores docentes, não docentes e estudantes”.

Prémios IPL CGD
Da esq.ª para a dt.ª: João Paulo da CGD, Elmano Margato, presidente do IPL e José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL

Elmano Margato destacou, também, o estímulo da Caixa Geral de Depósitos, parceira institucional do IPL, pela “estratégia de ligação e estímulo ao desenvolvimento do ensino superior”, dentro do qual se insere o apoio dado ao IPL, nomeadamente, nos Prémios Científicos IPL CGD, os primeiros atribuídos na cerimónia.

Ainda que os prémios sejam individuais, o presidente do Politécnico de Lisboa realçou que “o contributo do Politécnico de Lisboa à sociedade é feito pelo agregado da participação individual de cada um de nós; independentemente deste aporte resultar do exercício da atividade letiva, da prestação de serviços à comunidade, ou do trabalho de investigação e de desenvolvimento.”

José Cavaleiro Rodrigues

“Temos que apostar cada vez mais no capital humano”

Foi uma das declarações de José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, no âmbito da entrega dos prémios, que “já constituem uma tradição” na instituição.

O pró-presidente do IPL anunciou a disponibilização de dois recursos que considera úteis para a comunidade académica: a contratualização de uma plataforma que possui uma base de dados, em constante atualização, que integra todas as oportunidades de financiamento para investigação e desenvolvimento, sejam programas europeus ou nacionais. A plataforma Research Connect, com pesquisa intuitiva e inúmeras funcionalidades, vai estar acessível nas próximas semanas. Para facilitar a navegação inicial, estão programadas 2 sessões de formação.

O segundo recurso referido por José Cavaleiro Rodrigues passa pela disponibilização de um espaço no Portal IPL, que está a ser desenvolvido com o objetivo de fazer de interface, entre investigadores e organizações e empresas de forma a potenciar a inovação, pretende-se que seja um espaço de encontro. “Queremos alargar a transferência de conhecimento para a sociedade”, frisou o pró-presidente do IPL.

A cerimónia de entrega dos Prémios IPL 2022, assinalou o regresso aos eventos institucionais na comunidade académica, numa fase em que as medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica sofreram alterações e estabelecem o fim da obrigatoriedade do uso de máscara.

Consultar a lista de premiados: Prémios Científicos IPL CGD; Prémios de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade e Prémios Belas Letras 2022

Flickr photos from the Entrega de Prémios IPL 2022 album.

Entrega de Prémios IPL 2022 by Politécnico de Lisboa uploaded on 28 Apr 2022

Ver galeria de fotos no Flickr

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL