“Uma das questões que procuro é que a ação social seja um plano de proximidade com os agentes locais das escolas e com os estudantes. Faço um apelo a todos para a implementação de um novo conceito de ação social no IPL. Vencer o desafio é estar na crista da onda do que são as prioridades nacionais e europeias.”, disse João Lobato na cerimónia de tomada de posse como novo administrador dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS-IPL), no dia 1 de agosto de 2025, nos serviços da presidência, em Benfica.
Professor coordenador da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), há mais de 45 anos, João Lobato sucede a Fernando Carmo na liderança da estrutura responsável por assegurar a política de ação social do Politécnico de Lisboa.

Na cerimónia, perante uma plateia com a presença das direção do IPL e das escolas e pessoal técnico administrativo e de gestão dos SAS e do IPL, o presidente do IPL, António Belo, sublinhou a importância do momento para a instituição: “Foi uma grande felicidade saber que tinha a pessoa certa na altura certa”. Destacou ainda a partilha de valores humanistas e o entendimento comum de que “o centro de tudo são os estudantes”.
Com um percurso académico e profissional marcado pela dedicação à educação e à gestão no ensino superior, João Lobato foi administrador dos SAS do Instituto Politécnico de Coimbra, presidente da ESTeSL entre 2011 e 2017, e membro do Conselho Permanente do IPL no mesmo período. Desempenhou ainda funções como presidente da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), entre 2016 e 2018.
Licenciado através do CESE em Metodologia do Ensino das Ciências pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett, é também bacharel em Cardiopneumologia pela ESTeSL e pós-graduado em Intervenção Sócio-Organizacional da Saúde (ESTeSL/Universidade de Évora) e em Gestão e Investimentos em Serviços de Saúde (AESE).
Para o presidente do IPL, a capacidade de mobilização do novo administrador vai ser fundamental num contexto que exige “fazer muito mais com muito menos”, com criatividade, inovação e humanismo. Garantiu ainda à equipa dos SAS que vão trabalhar com uma pessoa “próxima, exigente e com uma presença muito forte”.
João Lobato, no discurso, apelou à implementação de “um novo conceito de ação social”, alinhado com as prioridades nacionais e europeias. Enfatizou a necessidade de uma atuação mais próxima das escolas e dos estudantes, defendendo que a ação social deve ser vista como “um catalisador, mas da resonsabilidade de todos nós”.
“Essencialmente uma das questões que procuro é a ação social ser um plano de proximidade com os agentes locais das escolas e dos estudantes. Além disso, é necessário um investimento no acesso e fácil acesso dos serviços que temos, aos estudantes”, o novo administrador referiu ainda os pilares e prioridades do SAS, para a alimentação, desporto, alojamento, saúde e saúde mental.
Os SAS IPL são uma unidade orgânica do Politécnico de Lisboa com autonomia administrativa e financeira, cuja missão passa por assegurar apoios sociais, como bolsas de estudo, alojamento, alimentação e serviços de saúde e bem-estar aos estudantes das oito escolas do IPL, promovendo a igualdade de oportunidades e o sucesso académico.
Com esta nomeação, João Lobato assume o desafio de reforçar o papel estratégico dos SAS IPL numa ação social mais próxima, eficaz e centrada nas necessidades reais dos estudantes.
Flickr photos from the Tomada de Posse do novo Administrador do SAS-IPL album.
Texto de MFC/GCI
Imagens de DS/GCI