Passar para o conteúdo principal
04.11.2021
Exposição

“Há um Sol esplendente nas coisas” é o título da mais recente exposição de fotografia, patente no Espaço Artes – Politécnico de Lisboa, até 3 de dezembro. Numa clara “homenagem e evocação” a Mário Cesariny, com quem conviveu, Carlos Ventura Martins, mostra ao público, nas mais de cinco dezenas de fotografias, a abertura do olhar como resposta ao encerramento físico provocado pela pandemia.

 

Image
exposição
O presidente do IPL, Elmano Margato, Carlos Ventura Martins e João Soares

 

Na inauguração, que decorreu a 3 de novembro, o Espaço Artes – Politécnico de Lisboa foi pequeno para receber os muitos convidados do antigo assessor de imprensa de Mário Soares, entre eles, João Soares, filho do antigo Presidente da República. Na ocasião, o presidente do Politécnico de Lisboa Elmano Margato, fez questão de agradecer, publicamente, a escolha do IPL para a mostra de fotografias de Carlos Ventura Martins.

 

 

Para Paulo Morais-Alexandre, pró-presidente do IPL para as Artes, a exposição traduz “alguém que começa a olhar para a natureza e que quer mostrar e partilhar a sua visão da natureza, e fá-lo de forma muito coerente”. “Há aqui quase uma narrativa do sol que nasce, que se põe, das cores, de paletas de cor”, ressaltou o pró-presidente.

“Apresento esta exposição sem pretensões injustificadas nem narcisismos, com a convicção de que fiz o que fiz com torção, autenticidade e atenção ao mundo”, disse Carlos Ventura Martins, na apresentação dos trabalhos expostos.

 

Image
Exposição

 

As fotografias de Carlos Ventura Martins foram tiradas durante o confinamento, no qual, quase sem dar por isso, fotografou “quotidianamente, incansavelmente, incessantemente”. Na opinião do autor, as imagens que captou, “constituíram uma resposta à situação inédita da situação que estávamos a viver”. “Ao encerramento físico respondi com a abertura do olhar”, disse o autor.

Na abertura da exposição “Há um Sol esplendente nas coisas”, os convidados puderam, para além de conhecer as muitas fotografias do autor, apreciar várias obras clássicas, interpretadas por membros da Orquestra Sinfónica Juvenil.

O Politécnico de Lisboa continua a apostar na dinamização do Espaço Artes – Politécnico de Lisboa, enquanto espaço cultural de acesso gratuito e aberto a toda a comunidade dentro e fora da instituição. A exposição de Carlos Ventura Martins está patente até 3 de dezembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 09h e as 12h e as 14h e as 19h.

 
 

Flickr photos from the Inauguração da exposição "Há um sol esplendente nas coisas" album.

_MG_1024 by Politécnico de Lisboa

_MG_1024 by Politécnico de Lisboa uploaded on 04 Nov 2021

_MG_1025 by Politécnico de Lisboa

_MG_1025 by Politécnico de Lisboa uploaded on 04 Nov 2021

_MG_1027 by Politécnico de Lisboa

_MG_1027 by Politécnico de Lisboa uploaded on 04 Nov 2021

_MG_1028 by Politécnico de Lisboa

_MG_1028 by Politécnico de Lisboa uploaded on 04 Nov 2021

_MG_1031 by Politécnico de Lisboa

_MG_1031 by Politécnico de Lisboa uploaded on 04 Nov 2021

_MG_1034 by Politécnico de Lisboa

_MG_1034 by Politécnico de Lisboa uploaded on 04 Nov 2021

_MG_1035 by Politécnico de Lisboa

_MG_1035 by Politécnico de Lisboa uploaded on 04 Nov 2021

_MG_1042 by Politécnico de Lisboa

_MG_1042 by Politécnico de Lisboa uploaded on 04 Nov 2021


Ver no flickr

 

Texto de CSS/GCI IPL
Fotos de DS/GCI IPL