20.03.2020
screen_shot_2020-03-20_at_16.51.35.png

Dos 100 estudantes do IPL em mobilidade internacional, ao abrigo do programa europeu, contabilizados a 14 de março pela instituição, segundo o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (Grima), 37 já regressaram a Portugal. Dos restantes, há informação de vários que tentam soluções para regressar mas muitos decidiram permanecer e manter o período de mobilidade.

O Grima tem mantido contacto com todos os estudantes em mobilidade,  informando-os das diretrizes recebidas por parte da Direção-Geral de Saúde (DGS), Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), Agência Nacional Erasmus+ e Comissão Europeia. Os estudantes também foram informados dos contatos telefónicos e de e-mail de urgência das entidades consulares e restantes autoridades.

Paralelamente ao apoio institucional dado pelo IPL, todos os estudantes foram contactados pela secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, que está a prestar apoio através de uma Agência de Viagens, com vista à marcação de voos de regresso para todos os que pretendam fazê-lo.

Dos estudantes que ainda não regressaram, há duas estudantes retidas na zona de quarentena obrigatória na cidade italiana de Milão. Segundo o Grima, que as contata diariamente, as estudantes estão sinalizadas pela DGES e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Apesar de estarem sujeitas a algum desgaste psicológico, as jovens estão bem de saúde.

Texto de CSS/GCI IPL
Fonte: Grima