Passar para o conteúdo principal
19.07.2023
Modernização da rede de dados do IPL

No dia 14 de julho, o presidente do presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, assinalou de forma simbólica, a inauguração de infraestruturas de modernização da rede de dados entre o Campus de Benfica e o Campus do ISEL, que permite uma evolução da interconexão de 10 Gbit/s para 100 Gbit/s. Na cerimónia realizada no Campus de Benfica do IPL, compareceram os presidentes das Escolas do Politécnico de Lisboa, bem como membros da equipa da presidência do IPL e do Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações

 

Image
Modernização da rede de dados do IPL

 

Elmano Margato destacou o investimento que tem sido feito pelo IPL, quer na requalificação da rede elétrica, quer na rede de dados, que visa melhorar a capacidade de infraestruturas que serve a comunidade académica.

Para Vítor Almeida, pró-presidente do IPL para a Digitalização, Empregabilidade e Alumni, “isto é apenas o início da evolução que queremos”.

 

Image
Modernização da rede de dados do IPL

 

Pedro Ribeiro, dirigente do Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações (DSIC) explicou o processo que envolve a requalificação da rede de dados em curso, e de que forma está construída esta infraestrutura. A FCT/FCCN disponibiliza uma “autoestrada de conetividade”, como referido pelo coordenador e a evolução da interconexão de 10 Gbit/s para 100 Gbit/s no IPL permite tirar partido desta em pleno, ultrapassando constrangimentos em alguns pontos da rede interna do IPL e viabilizando a realização mais frequente de backups de dados e acessos a grandes volumes de dados. O coordenador aproveitou a ocasião para destacar as especificidades e dificuldades inerentes à área que dirige. O DSIC conta, atualmente, com 14 colaboradores, dos quais 6 especialistas e 8 técnicos.

Atualmente, ao nível dos recursos, o IPL dispõe de 33 routers que servem os serviços e as Escolas, 332 switches com 10 000 tomadas de rede, 300 pontos de acesso sem fios, entre outros recursos. Do ponto de vista dos sistemas são 3 os clusters de virtualização (cloud) o que permitem uma elevada disponibilidade para os mais de 15 000 membros da comunidade académica.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de Gab. Com ESELx

Image
Image
Image
Image