O Politécnico de Lisboa esteve representado na 16.ª edição das Jornadas FCCN, realizadas de 6 a 8 de maio de 2025, no Convento de São Francisco, em Coimbra, com a apresentação de três comunicações e com uma comitiva constituída por informáticos, profissionais de comunicação, bibliotecária, encarregado de proteção de dados do IPL, e pela pró-presidente para a Inovação e Modernização Administrativa do IPL, professora Cátia Vaz.
“As Jornadas são um espaço privilegiado para conhecer as últimas tendências e inovações nas áreas da ciência, tecnologia, redes académicas, cibersegurança, educação digital, entre outras.”, disse a pró presidente que considera “A participação do IPL nas Jornadas da FCCN de grande importância, tanto a nível institucional como individual”.
Organizado pela unidade de serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCCN/FCT), o encontro reuniu especialistas, técnicos e dirigentes do ensino superior e da investigação científica para debater os principais desafios e inovações nas áreas da conectividade, computação, colaboração, conhecimento e segurança.
A edição das Jornadas FCCN contou com o apoio da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra. Ao longo de três dias, o programa inclui sessões plenárias, workshops, painéis temáticos e momentos de networking, proporcionando um espaço de partilha e atualização técnica sobre os serviços digitais ao serviço da ciência e do conhecimento.
As Jornadas FCCN 2025 centraram-se em cinco grandes áreas: Conectividade, Computação, Colaboração, Conhecimento e Segurança, com destaque para temas emergentes como Inteligência Artificial, acessibilidade web e inovação digital. A iniciativa consolidou-se como um espaço privilegiado de partilha entre especialistas, promovendo a discussão em torno da tecnologia aplicada ao conhecimento.
As comunicações apresentadas pelo IPL focaram-se em temas atuais e relevantes: “NIS 2 – O impacto no Ensino Superior”, apresentado por Nuno Pires; “IdP – Desafios de confiabilidade e novos requisitos de cibersegurança”, por Vasco Mendonça; e “O fim da informática ‘de quem sabe’”, por Pedro Ribeiro. O informático João Viegas foi ainda homenageado na sessão de encerramento, pela sua participação consistente nas Jornadas ao longo da última década.

Cátia Vaz, Pró-Presidente para a Inovação e Modernização Administrativa, reforça ainda a ideia que a equipa do IPL, ao participar na iniciativa, teve a oportunidade de conhecer e de se manter atualizada sobre as práticas, tendências e soluções mais recentes. “A participação neste evento permite não só criar e fortalecer redes de contacto com profissionais de outras instituições, assim como trocar experiências e possibilitar colaborações futuras e projetos conjuntos. Ao marcar presença num evento de referência nacional, a equipa contribui ainda para a visibilidade e reputação do IPL, mostrando envolvimento ativo com a comunidade académica e científica nacional.”, concluiu a professora Cátia Vaz.
Cada dia das Jornadas teve um foco temático distinto:
- Dia 1 - Tecnologia para o conhecimento: dedicado a ferramentas da FCCN, ciência aberta, gestão de dados e acessibilidade à web.
- Dia 2 - Partilha entre a comunidade: incluiu a sessão plenária com representantes da FCT, Universidade de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra, e apresentações de projetos inovadores no ensino superior.
- Dia 3 - Na vanguarda da tecnologia: destacou-se pela demonstração do supercomputador Deucalion e por sessões sobre inteligência artificial, proteção de dados e repositórios digitais.
Flickr photos from the Jornadas FCCN 2025 album.
Texto de MFC/GCI
Imagens de DS/GCI