14.09.2012
1_of_3.jpg

O Instituto Politécnico de Lisboa obteve, nos resultados de colocações da primeira fase do concurso nacional, valores ligeiramente inferiores aos obtidos no geral nacional, mas claramente superiores aos dos restantes politécnicos do país. No total, a percentagem de preenchimento das vagas na primeira fase situou-se nos 73%, sendo a média dos politécnicos 57%.

O IPL, com 2.006 alunos colocados, foi o segundo Instituto Politécnico do país em termos de número de colocações. A quebra registada na ocupação de vagas resultou da tendência verificada a nível nacional de menos candidatos, sobretudo em algumas engenharias. Esta tendência afetou sobretudo o ensino pós-laboral. Ainda assim, o IPL conseguiu preencher mais de metade das vagas neste regime, já no ensino diurno a procura dos cursos do IPL levou a que, com exceção de três cursos, quase todas as vagas fossem preenchidas. Os 40.415 alunos colocados na primeira fase do concurso nacional de acesso nos politécnicos e universidade portuguesas representam menos 4% que no ano anterior, aliás, este número de colocados é o mais baixo desde 2006. Segundos dados do Ministério da Educação e Ciência, já foram colocados 90% dos 45.078 candidatos, dos quais 54% obtiveram colocação na primeira opção e 87% numa das três primeiras preferências. Os resultados da segunda fase de candidatura, que decorreu entre 10 e 21 de Setembro, permitiram ao IPL subir a sua taxa de colocações para 80% das vagas iniciais, esperando-se que na 3ª fase seja ainda possível subir ainda mais esta taxa.