28.07.2022
Projeto EXPO-GREEN

O EXPO-GREEN arrancou em maio de 2020 e pretende contribuir para a avaliação da exposição ocupacional a microorganismos dos trabalhadores da indústria da gestão resíduos a que os trabalhadores na indústria de resíduos estão expostos, que podem causar doenças do foro respiratório, bem como de pele e do sistema digestivo.

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde Lisboa do Politécnico de Lisboa  (ESTeSL-IPL) e o National Institute of Occupational Health da Noruega (STAMI) colaboram numa iniciativa bilateral, financiada em 15.000 euros pelo EEA Grants e pelo IPL, designada por “Exposição a agentes microbiológicos e efeitos na saúde de trabalhadores da indústria de resíduos - EXPO-Green”.

A iniciativa, submetida pela investigadora e docente da ESTeSL-IPL, Carla Viegas, contempla várias atividades como a colheita de amostras ambientais na indústria de gestão de resíduos em Portugal e na Noruega, a comparação de dados entre as amostras dos dois países, a partilha de conhecimentos e a apresentação de resultados do estudo efetuado.

Projeto EXPO-GREEN: colheita de amostras ambientais em indústria de gestão de resíduos analisadas
Colheita de amostras ambientais em indústria de gestão de resíduos analisadas

Os resultados do projeto foram apresentados às empresas que participaram no estudo e vão ser um contributo para suportar futuras medidas regulamentares, que visem minimizar a exposição ocupacional e, consequentemente, prevenir as doenças profissionais. Neste momento, os investigadores estão a realizar análise e reflexão científica dos resultados obtidos para a realização de artigos científicos.

Projeto EXPO-GREEN: Análise de amostras no Laboratório de Microbiologia da ESTeSL-IPL
Análise de amostras no Laboratório de Microbiologia da ESTeSL-IPL

No âmbito do Projeto, foram promovidos dois seminários, um em Portugal e outro na Noruega, em maio de 2022, com o objetivo de dar a conhecer os objetivos e resultados esperados, bem como o desenvolvimento de novos projetos de investigação em colaboração.

Para a investigadora Carla Viegas, da ESTeSL-IPL, este projeto foi crucial para a obtenção de informação sobre a contaminação microbiológica existente neste contexto ocupacional que vai permitir, no futuro, contribuir para a sugestão de indicadores para a avaliação da exposição a agentes microbiológicos.

Projeto EXPO-GREEN: Seminários no STAMI e ESTeSL-IPL
Seminário no STAMI (esquerda) e ESTeSL-IPL (direita)

Financiamento e Parceiro do Projeto EXPO-GREEN

Notícia atualizada em 29.09.2022