Passar para o conteúdo principal

h1

28.07.2022
Projeto EXPO-GREEN

O EXPO-GREEN arrancou em maio de 2020 e pretende contribuir para a avaliação da exposição ocupacional a microorganismos dos trabalhadores da indústria da gestão resíduos

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde Lisboa do Politécnico de Lisboa –  (ESTeSL-IPL) e o National Institute of Occupational Health da Noruega (STAMI) colaboram numa iniciativa bilateral, financiada pelos EEA Grants, designada por “Exposição a agentes microbiológicos e efeitos na saúde de trabalhadores da indústria de resíduos - EXPO-Green”.

A iniciativa, submetida pela investigadora e docente da ESTeSL-IPL Carla Viegas, contempla várias atividades como a colheita de amostras ambientais na indústria de gestão de resíduos em Portugal e na Noruega, a comparação de dados entre as amostras dos dois países, a partilha de conhecimentos e a apresentação de resultados do estudo efetuado.

Image
Projeto EXPO-GREEN: colheita de amostras ambientais em indústria de gestão de resíduos analisadas
Colheita de amostras ambientais em indústria de gestão de resíduos analisadas

Os resultados do projeto serão um contributo para suportar futuras medidas regulamentares, que visem minimizar a exposição ocupacional e, consequentemente, prevenir as doenças profissionais.

Image
Projeto EXPO-GREEN: Análise de amostras no Laboratório de Microbiologia da ESTeSL-IPL
Análise de amostras no Laboratório de Microbiologia da ESTeSL-IPL

No âmbito do Projeto, foram promovidos dois seminários, um em Portugal e outro na Noruega, em maio de 2022, com o objetivo de dar a conhecer os objetivos e resultados esperados, bem como o desenvolvimento de novos projetos de investigação em colaboração.

Projeto EXPO-GREEN: Seminários no STAMI e ESTeSL-IPL
Seminário no STAMI (esquerda) e ESTeSL-IPL (direita)

Financiamento e Parceiro do Projeto EXPO-GREEN