31.10.2019
img_5239.jpg

Sobrinho Teixeira viu, ontem dia 30 de outubro, em primeira mão, o resultado das obras de recuperação da residência de estudantes do Politécnico de Lisboa, uma empreitada que ascendeu aos 400 mil euros, aos quais se somaram 100 mil para investimento em novo mobiliário. Elmano Margato, presidente do IPL, fez questão de promover uma visita às instalações, que contou com a presença das associações de estudantes e comissão de residentes.

Elmano Margato, presidente do IPL

A empreitada, que segundo Elmano Margato, foi possível graças à iniciativa do secretário de Estado do Ensino Superior, incidiu em espaços que necessitavam de uma intervenção urgente, tais como os exteriores, ao nível da cobertura e pintura, para resolver as questões relacionadas com infiltrações. No interior foi dada primazia às cozinhas, casas de banho e quartos. As placas de gás deram lugar a placas elétricas, a iluminação dos quartos foi substituída, associando a melhoria dos espaços a uma redução no consumo de energia. Foi ainda feita uma revisão geral da canalização, pintura e mudança de portas.

Quartos Cozinha

Há muito que a Residência Maria Beatriz, gerida pelos SAS IPL, necessitava de obras e modernização a vários níveis, devido ao uso intensivo que teve ao longo de 24 anos. Paulo Neto, arquiteto do Politécnico de Lisboa, responsável pela empreitada, referiu que "a intervenção poderia ter sido maior, mas por questões temporais e financeiras não foi possível mais".

Diana Lemos e Daniela Gonçalves

Diana Lemos, presidente da Comissão de Residentes e Daniela Gonçalves, presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Dança, acompanharam a visita, que teve um “gosto especial”, já que ambas são residentes da Maria Beatriz e aguardavam a conclusão das obras para poderem regressar às instalações.

Diana, estudante do último ano de licenciatura em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social, gostou do que viu, principalmente as mudanças nas cozinhas e casas de banho, onde “a canalização estava muito degradada”. A estudante conta “ocupar” o seu espaço já no dia 1 de novembro. Para Daniela, cuja regresso vai acontecer na próxima segunda-feira, as mudanças nos quartos são notórias, desde a pintura às novas secretárias e a saída das “velhas estantes”, que não facilitavam nem a organização nem o sono.

Sobrinho Teixeira

“Esta foi uma oportunidade que o enquadramento legislativo permitiu”, disse Sobrinho Teixeira, referindo-se ao papel que teve para que esta realidade fosse possível. "O alojamento é um dos principais obstáculos para os estudantes do ensino superior”, avançou. “Temos que dar condições aos estudantes, em 2030, queremos que 6 em cada 10 jovens estejam no ensino superior”, disse o secretário de Estado referindo-se às metas definidas pelo Governo.

Na visita, para além do secretário de Estado do Ensino Superior e do presidente do IPL, esteve a equipa da presidência do IPL, dirigentes dos Serviços de Ação Social e representantes das associações de estudantes, entre os quais João Ferreira, presidente da Federação Académica do IPL  e a presidente da Comissão de Residentes.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de MN/GCI IPL