06.07.2020
colecao_estudos_museus_teresa_matos_pereira.jpg

É o que o leitor pode esperar do livro "Uma Travessia da Colonialidade: Pintura, Coleções e Intervisualidades", da autoria da investigadora e docente da Escola Superior de Educação de Lisboa, Teresa Matos Pereira. Publicado a partir da tese de doutoramento da autora, a obra insere-se na coleção Estudos de Museus. Através de cerca de 200 imagens que ilustram mais de 500 páginas, a autora pretende explicar as ligações entre o discurso pictórico dos artistas e as dinâmicas históricas, políticas e culturais que marcaram Portugal e Angola na época colonial.

Teresa Pereira propôs-se investigar a "permanência de planos de contiguidade entre passado e presente, tomando como elementos de ancoragem as imagens pictóricas em relação às demais artes plásticas", nomeadamente o desenho, a fotografia e a escultura. O livro, 17.º da coleção, aborda os contactos artísticos entre Portugal e África desenvolvidos ao longo de um extenso período, analisando as marcas na textura histórica do processo de assimilação cultural de um sistema colonial de dominação espácio-temporal.

O objetivo da obra é traçar um itinerário possível das ligações entre as artes visuais, a ideologia colonial, a luta anticolonial, a resistência cultural e a independência, assumindo como núcleo central a obra de artistas plásticos portugueses e angolanos que desenvolveram os seus percursos nos dois territórios. Para tal, a autora recorreu a documentação existente em arquivos e bibliotecas nacionais, espólios de várias instituições e particulares, bem como testemunhos de artistas para contextualizar ainda as marcas históricas deixadas em ambos os países por um passado ainda mais longínquo, com os contactos estabelecidos ao longo de cinco séculos.

O livro divide-se em duas partes, a primeira: "Colonialismo: Entre a Ideologia e Prática", contempla os capítulos "Nação e Império: Ideologia Colonial do Estado Novo", "Regimes Visuais do Colonialismo Português", "Discursos, Representações e Debates em Torno da Arte Africana", "Pintores do Império e a Construção de uma Imagética de Angola" e "Discursos Dissonantes: Surrealismo e Anticolonialismo".

A segunda parte aborda "Cadências e Ciclos de uma Colonialidade: oposição, persistências e revisionismos" e desenvolve-se através de quatro subtemas: "Cultura, Resistência e Independência", "Discursos Pós-Coloniais e Leituras da Colonialidade", "Projetar a Nação, Pensar a Angolanidade: Teoria e Prática Pictórica" e "Rotas, Memórias, Presenças Angolanas e Silêncios".

Teresa Matos Pereira é licenciada em Artes Plásticas (Pintura) mestre em Teorias da Arte, e, em 2011 e doutorada em Belas Artes (especialização de Pintura), pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).

É professora ajunta e coordenadora da licenciatura de Artes Visuais e Tecnologias na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Trabalha como investigadora na Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (FBAUL) e no Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação de Lisboa.

A Coleção Estudos de Museus é um projeto editorial da DGPC em parceria com a editora Caleidoscópio. Tem como objetivo divulgar trabalhos de investigação sobre aspetos ainda não conhecidos da realidade museológica nacional, ampliar o conhecimento sobre a vida e obra de ilustres museólogos portugueses e ajudar à reflexão sobre formas de organização dos museus. A "Travessia da Colonialidade" está disponível em livrarias e lojas dos museus, palácios e monumentos da DGPC.

Texto de CSS/GCI IPL