O Politécnico de Lisboa procura implementar uma política de inclusão, estando empenhado na promoção da participação de estudantes com necessidades educativas específicas (Estudantes-NEE) na vida académica, social, desportiva e cultural.
Assumindo uma política inclusiva responsável, o IPL compromete-se a promover medidas de apoio a estudantes que, em face do processo de ensino/aprendizagem, necessitem de respostas mediadoras específicas, essenciais à efetiva equidade num sistema que visa “a qualificação de alto nível dos portugueses, a produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes, num quadro de referência internacional” (RJIES).
Atento à evolução das políticas da educação inclusiva e ciente da necessidade de atualizar as linhas que norteiam a atuação das suas Escolas, o Politécnico de Lisboa, encontra-se a atualizar o “Estatuto de estudante portador de deficiência”, constante no Manual Académico do IPL, prevendo-se a substituição, a breve prazo, pelo Estatuto de Estudante com Necessidades Educativas Específicas.
Neste âmbito, os Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE) integram, em cada Escola, o respetivo Espaço de Apoio ao Estudante (EAE) que, no domínio do apoio à inclusão, visa:
- Informar estudantes sobre os apoios e recursos disponíveis;
- Avaliar as efetivas necessidades e quais as medidas a implementar;
- Apoiar docentes e pessoal técnico administrativo e de gestão na implementação destas medidas;
- Promover a articulação próxima entre estudante, órgãos de gestão e os docentes (em especial os diretores de curso) e pessoal técnico administrativo e de gestão das escolas do IPL.
Para solicitar o estatuto de estudante com necessidades educativas específicas, contacte os Serviços Académicos da Escola.
Consultar a aplicação do estatuto dos estudantes portadores de deficiência (necessidades educativas especiais)