Passar para o conteúdo principal

Exposição “Eco-Escolas” conta com participação da ESCS no Palácio Baldaya

Image
Exposição “Eco-Escolas” conta com participação da ESCS no Palácio Baldaya

A exposição “Eco-Escolas” foi inaugurada no passado dia 30 de abril de 2025, no Palácio Baldaya, em Lisboa, numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Benfica em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), no âmbito do seu Conselho Eco-Escolas. 

A mostra, com entrada livre, esteve patente até ao dia 7 de maio, reunindo projetos desenvolvidos pelas escolas da freguesia de Benfica, desde a educação pré-escolar ao ensino superior, com enfoque na sustentabilidade ambiental e no trabalho educativo que tem vindo a ser realizado junto das comunidades escolares. 

O Politécnico de Lisboa marcou presença através da participação ativa de duas das suas unidades orgânicas: a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), que apresentaram projetos desenvolvidos por estudantes no âmbito da educação ambiental e da cidadania ecológica. 

ESCS na Exposição “Eco-Escolas”

No dia da inauguração, Cláudia Silvestre, docente e coordenadora do Conselho Eco-Escolas da ESCS, apresentou os materiais expostos, entre os quais o Eco-Código da escola e cartazes de grafismo desenvolvidos por estudantes da licenciatura em Audiovisual e Multimédia. Estiveram ainda em destaque algumas campanhas de sensibilização ambiental, como “Planeta ESCS”, e objetos produzidos em atividades como “Uma viagem à economia circular” e “Preservar a biodiversidade”. 

A participação da ESCS integra-se na sua estratégia de responsabilidade social e ambiental, que visa sensibilizar a comunidade académica para práticas mais sustentáveis. Criado no ano letivo de 2019/2020, o Conselho Eco-Escolas da ESCS tem promovido ações como a substituição de equipamentos para soluções mais eficientes, a criação de ecopontos especializados, a realização de feiras de trocas e palestras sobre sustentabilidade, entre outras iniciativas. Estas medidas estão alinhadas com os objetivos do programa Eco-Escolas e da futura candidatura da ESCS ao selo Eco-Campus, em articulação com a ESML e a ESELx.

A ESELx, também envolvida no Conselho Eco-Escolas do Politécnico de Lisboa, contribuiu para esta exposição com projetos que refletem o trabalho pedagógico desenvolvido na área da sustentabilidade, promovendo o pensamento crítico e a ação ecológica entre futuros professores e educadores. 

Esta iniciativa reforça o compromisso do IPL com a educação ambiental e o desenvolvimento de práticas pedagógicas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Texto de MFC/GCI
Imagens de ESCS

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image