Com o objetivo de atrair novos docentes e combater as situações de alunos sem aulas, por períodos prolongados, devido à escassez de professores, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) e a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) assinaram contratos-programa com onze instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal.
O Politécnico de Lisboa, através da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), é uma das instituições que assinou o contrato-programa, no dia 7 de outubro de 2025, no Teatro Thalia, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e com o diretor-geral do Ensino Superior, Joaquim Mourato.

“A importância deste investimento nas instituições de ensino superior públicas, que representa mais um passo para enfrentar os desafios do panorama educativo em Portugal. A escassez de professores, especialmente em determinadas regiões do país, tem vindo a ser uma preocupação crescente e esta iniciativa surge como uma resposta concreta para ajudar a inverter esta tendência.”, disse Carla Rocha, presidente da ESELx, que esteve com o presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, na cerimónia de assinatura dos contratos-programa.
“A aposta na formação de professores é essencial para garantir a qualidade do ensino e responder às necessidades das escolas e dos alunos do nosso país. A Escola Superior de Educação de Lisboa está empenhada em contribuir para este esforço nacional, reforçando a sua oferta formativa, e continuar a promover a excelência na formação de professores.”, disse Carla Rocha que acredita que a formação de professores em Portugal assume um papel crucial no desenvolvimento do sistema educativo e na resposta às necessidades crescentes de profissionais qualificados para a docência.
No total, as onze instituições de ensino superior vão disponibilizar 9.677 vagas até 2029/2030, das quais 4.349 em licenciaturas e 5.238 em mestrados, abrangendo cursos de Educação Básica e formação de professores para vários grupos de recrutamento.
O financiamento vai ser reforçado através de uma majoração por diplomado, 30% nos mestrados em áreas prioritárias, 20% nos restantes mestrados e 10% nas licenciaturas em Educação Básica.
Estas medidas integram-se no Programa do Governo para recuperar a capacidade estrutural de formação de professores, respondendo ao estudo atualizado da Nova School of Business and Economics, que estima a necessidade de recrutar cerca de 20 mil docentes até 2030.
Texto de MFC/GCI
Imagem de DGEEC