23.03.2022
180110_abertura_ano_letivo_esd-9756.jpg

Os Serviços de Ação Social (SAS-IPL) têm sido, desde 1993, ano em que surgiram, uma área integrante e fundamental no percurso do Politécnico de Lisboa. A missão passa pela prestação de apoios e benefícios aos estudantes que frequentam as oito escolas do IPL, orientados para a melhoria das condições de estudo em prol da igualdade de oportunidades e sucesso académico.

Os Serviços de Ação Social, implementaram o +Apoio SAS/IPL,  uma modalidade de apoio aos estudantes do IPL, não abrangidos pelas modalidades tradicionais de apoio social. Com esta iniciativa pretendem contribuir para prevenir o abandono e insucesso escolar e promover o apoio à integração académica. O apoio traduz-se em apoios sociais feitos através da redução do valor da propina e/ou atribuição de senhas de refeição, a usar nas Unidades Alimentares sob gestão dos SAS/IPL. Para usufruto do +Apoio SAS/IPL, basta que o estudante participe, em regime de voluntariado, em iniciativas de reconhecida relevância para as Escolas e serviços do Politécnico de Lisboa, compatíveis com as competências e disponibilidade, sem compromisso para as atividades académicas.

No campo do alojamento, a unidade residencial Maria Beatriz, situada no Campus ISEL, dispõe de uma oferta de 200 camas e de diversos serviços de apoio, como acesso a lavandaria, cozinha e salas de estudo. Nos últimos anos, o Politécnico de Lisboa investiu na modernização das suas instalações, realizando obras de melhoramento das suas condições e substituindo equipamentos e mobiliário.

Sala de estuda da Unidade Residencial Maria Beatriz
Sala de estudo da residência Maria Beatriz

Também ao nível da alimentação, tem sido realizado um trabalho próximo com os bares e cantigas das Escolas, bem como um investimento ao nível da alimentação saudável, através do Programa PASS-IPL - Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do IPL.

Para além de todo o trabalho desenvolvido até ao momento e conscientes da necessidade de uma resposta ajustada às novas necessidades dos estudantes, para este ano de 2022, os SAS IPL vão apostar na área do Apoio Psicológico e Educativo.

Pretende-se, desta forma, estender a ação de apoio dos SAS-IPL aos domínios da integração no ensino superior, promoção do sucesso académico, desenvolvimento pessoal e social e transição para ciclos de estudo seguintes, ou para o mundo do trabalho. Numa fase inicial, e dando sequência ao programa INCLUI, iniciado em 2019, os estudantes com necessidades educativas especiais, bem como aqueles, cuja situação de vida possa evidenciar uma maior vulnerabilidade, vão ser utentes prioritários destes serviços.

Nas palavras do diretor financeiro do SAS-IPL, Fernando Carmo, os SAS/IPL “têm a visão de ser a "outra" família de todos os nossos estudantes. Dessa forma, ao longo da sua existência, têm auxiliado, de forma direta ou indireta, os estudantes do IPL na sua integração enquanto estudantes do ensino superior.”

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL