23.03.2022
clic

O dia 19 de março assinala mais um aniversário do surgimento do CLiC IPL - Centro de Línguas e Cultura. Foi em 2018 que surgiu, com a missão de proporcionar uma formação sólida em línguas a todos os que pretendem iniciar ou continuar o estudo. Só no 2.º semestre de 2017/18, recebeu cerca de 250 estudantes nos diferentes cursos de línguas de que dispunha: alemão, espanhol, francês e inglês e português Língua Estrangeira.

Em jeito de balanço da atividade do Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa, Antónia Estrela, presidente do Conselho Científico-Pedagógico, considera que a “participação de um público interessado e o trabalho e dedicação de todos os professores e direção do CliC fazem desta instituição um centro de referência, que continuará a crescer ancorado na convicção de que o conhecimento de outras línguas e culturas e a aproximação ao outro através da sua língua, vivências, hábitos culturais e história nos torna cidadãos mais atentos, conscientes e empáticos”.

Desde que surgiu, a oferta formativa foi sendo mais alargada, tendo passado a integrar: chinês, italiano, polaco, russo, português para fins académicos, curso de preparação para IELTs, o teste de língua inglesa mais popular do mundo, e curso de Preparação CAPLE.

Ao longo dos quatro anos, o CLiC potenciou, ainda, novas valências dentro da oferta formativa, tais como cursos semestrais e cursos intensivos, e nem a pandemia abrandou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Línguas, tendo sido possível uma adaptação das aulas às especificidades das circunstâncias.

Paralelamente ao percurso no campo formativo, o CLiC tem feito um trabalho de articulação com outras instituições congéneres, nomeadamente ao integrar a Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal (ReCLes.pt) e a European Confederation of Language Centres (Cercles), e as várias iniciativas desenvolvidas neste contexto.

Em 2021, o CLiC, através do projeto de Mentorado em Português Língua Estrangeira,  foi distinguido com o Selo Europeu para as Línguas 2021, um prémio que recompensa novas iniciativas no âmbito do ensino e da aprendizagem das línguas e promove as boas práticas e incentiva novos métodos de ensino de línguas.

Neste ano letivo, são cerca de 500, os estudantes a frequentar as aulas do CLiC, entre os quais muitos Erasmus, provenientes das várias Escolas do Politécnico de Lisboa, integrados nos cursos de Português Língua Estrangeira (neste segundo semestre cerca de 100 entre os níveis A1 e B1).

Texto de CSS/GCI IPL
Fonte: Antónia Estrela, presidente do Conselho Científico-Pedagógico do CLiC