Passar para o conteúdo principal
12.12.2022
Selo Europeu de Línguas atribuído ao CLIC IPL

O Selo Europeu para as Línguas 2021 foi entregue ao CLiC IPL, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Mentorado em Português (MENT-PLE). A entrega do prémio inseriu-se na Atividade de Formação e Cooperação (TCA) | Multilinguismo Política da Língua e Estratégias na União Europeia, promovida Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, que decorreu nos dias 5 e 6 de dezembro, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Maria João Escudeiro, vice-presidente do Politécnico de Lisboa recebeu o Selo Europeu em nome do Centro de Línguas e Cultura do Politécnico de Lisboa (CLiC IPL), cujo projeto Mentorado em Português tem como objetivo contribuir para as aprendizagens linguísticas de PLE (Português Língua Estrangeira) dos estudantes Erasmus no Politécnico de Lisboa, através da interação com mentores, estudantes de licenciatura da mesma instituição, falantes de português como língua materna, que participam voluntariamente no programa de mentorado.

A entrega dos prémios referentes ao Concurso do Selo Europeu de Línguas foi um dos momentos do Encontro dedicado ao Multilinguismo, promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, dirigida por Ana Cristina Perdigão, que juntou especialistas para debater o tema.

 

Image
Cristina Perdigão

 

Cristina Perdigão reforçou o facto do multilinguismo ser uma das 8 competências-chave para aprendizagem ao longo da vida, necessárias para a realização pessoal, um estilo de vida saudável e sustentável, empregabilidade, cidadania ativa e inclusão social.

O ministro da Educação, João Costa, foi um dos convidados do Encontro Internacional, onde também se falou sobre a política do multilinguismo. O governante, linguista de formação, realçou que Portugal era até há bem pouco tempo um país “aborrecidamente monolingue”, mas onde atualmente, o normal é nas escolas portuguesas, falarem-se dezenas de línguas maternas. Se por um lado é um sinal de uma sociedade que se abriu porque começou a acolher, João Costa reconhece que ainda constituiu um desafio para as escolas. “Precisamos muito da oportunidade de partilha de práticas”, referiu.

 

Image
João Costa, ministro da Educação

 

Para João Costa, encontros como o organizado pela Agência Nacional Erasmus+ são necessários, até porque o princípio programa europeu de Mobilidade “é o princípio da cooperação, de interconhecimento e de interajuda para saber quais são as melhores políticas que podemos desenvolver para esta dimensão do acolhimento”, destacou.

Felicitando os vencedores do concurso do Selo Europeu das Línguas, o ministro da Educação falou da importância da formação multicultural e multilinguística, “dão-nos a possibilidade de nos tornarmos conscientes de que o mundo é mais do que nós, e que nós fazemos parte desse mundo sem com isso perdermos nada da nossa identidade”.

 

Image
Selo Europeu de Línguas

 

Sobre o Selo Europeu das Línguas

O Selo Europeu das Línguas é um prémio atribuído anual ou semestralmente, destinado a galardoar as iniciativas inovadoras da aprendizagem de línguas. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de novas técnicas e iniciativas no domínio da aprendizagem e do ensino de línguas, bem como reforçar a sensibilização intercultural em toda a Europa.

Abrangendo todos os setores da educação e da formação, o Selo Europeu das Línguas, atribuído pelas agências nacionais Erasmus+, apoia iniciativas a nível nacional e local para, em especial, melhorar o nível de ensino das línguas em toda a Europa.

Texto de CSS/GCI IPL