10.05.2022
CLiC assinala Dia da Língua Portuguesa

Nos dias 4, 5 e 6 de maio, o CLiC IPL, em articulação com várias Escolas do Politécnico de Lisboa, celebrou o Dia Mundial da Língua Portuguesa, através da dinamização de diversas iniciativas, cujo objetivo se centrou na promoção da língua que nos une em diferentes domínios.

No dia 4, decorreu na Escola Superior de Comunicação Social uma conversa com Marco Neves  (As línguas que fala a nossa língua), dinamizada por Jorge Trindade e Rita Taborda Duarte. Foram abordados diversos temas, entre os quais a história da língua portuguesa, influência de outras línguas e desvios linguísticos.

Já no dia 5, na biblioteca da Escola Superior de Educação de Lisboa, os estudantes do 1.º ano da licenciatura em Educação Básica dinamizaram histórias para as crianças do Jardim de Infância n.º 1 de Benfica, destacando-se a importância deste contacto precoce com a língua e com a literatura para a infância. No mesmo dia, Paulo Feytor Pinto foi o responsável pela conferência Desafios da língua portuguesa na CPLP: pluricentrismo e plurilinguismo, na qual reforçou a relevância de se valorizar a diversidade linguística. Na oficina "De uma vez por todas - dicas para evitar erros de português frequentes", Ana Boléo apresentou, sob a forma de jogo, alguns desvios mais frequentemente cometidos nos meios de comunicação social e na sociedade em geral, explicitando a suas causas e propondo a correção. Nesta sessão, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas linguísticas.

No Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, teve lugar o Seminário de escrita académica e científica em língua portuguesa, dinamizado por Margarida Piteira e Maria João Ferro, tendo sido destacadas as especificidades da utilização da língua num contexto determinado.

As comemorações terminaram com a quarta sessão do Clube de Leitura LEReduca, que contou com a participação de um autor de língua portuguesa, Norberto Morais. Foram abordadas várias das suas obras e o processo de escrita que acompanhou a sua criação.

Os vários eventos, que contaram com a participação da comunidade IPL, contribuíram para promover a reflexão em torno da língua portuguesa, valorizando-a na sua unidade e diversidade.

Texto de Antónia Estrela/CLiC IPL