23.03.2022
Rita Piçarra

Rita Piçarra é uma das muitas diplomadas que passaram pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), desde que este passou a fazer parte do Politécnico de Lisboa, e continua sentir fazer parte da “família” iscalina.  Há mais de 10 anos na Microsoft, onde é a atual CFO (Chief Financial Officer), equilibra o papel de profissional, mãe e até de surfista.

Desde o 10.º ano que sabia querer ser Auditora, acabou por ingressar no ISCAL, onde concluiu o bacharelato em Contabilidade e Administração e a licenciatura em Auditoria. Antes mesmo de terminar o curso, Rita concorreu às chamadas big 4, ou seja, as maiores empresas de Auditoria e Consultoria. O tempo que dedicou, no verão, à preparação para os psicotécnicos, valeu a pena. “Tive, na altura, os melhores resultados de uma das Big 4 (referências às quatro maior empresas do mundo na área da consultoria e auditoria), e consegui receber propostas de duas. Acabei por escolher a Deloitte por me rever mais na cultura”. Iniciou um percurso profissional de 4 anos muito intensos, que refere terem sido de “crescimento profissional, contudo muito a custo do seu “work life balance”, que segundo a própria, “estava extremamente desajustado”.

A proposta da Microsoft surgiu mais tarde. Na altura, Rita Piçarra, atravessava uma fase de autorreflexão. “Apercebi-me que o sonho de ser auditora não estava alinhado com minha expectativa”, refere, “estava na altura de mudar” e assim fez. Umas semanas depois, já na empresa, no âmbito de um processo de auditoria, a diretora Financeira da altura, Fátima Vieira, falou-lhe de uma posição em aberto. Depois de mais série de psicotécnicos e entrevistas, Rita não conseguiu o lugar, mas não desistiu.

Foi dentro da Microsoft que pôs em prática o seu plano de carreira, do qual fazia parte, há 17 anos, a ambição de ser CFO de Portugal. Uma digressão mundial que a levou a 6 cidades, permitiu à jovem profissional, desenvolver as competências necessárias para abraçar o desafio e “aqui estou eu como CFO da Microsoft Portugal”.

Rita Piçarra
Rita Piçarra, no aniversário do ISCAL, em 2019

Pelo caminho há sempre a ligação ao ISCAL, que recorda com muito carinho, “conheci lá algumas das minhas melhores amigas, e ainda hoje tenho um orgulho muito grande por alguns dos professores que tive a oportunidade de conhecer”, ressalta.

Olhando para o percurso que tem feito e para as competências que adquiriu, Rita Piçarra salienta da formação que adquiriu na Escola do Politécnico de Lisboa, o conteúdo das aulas da licenciatura que “me permitiram ter conhecimentos específicos sobre auditoria, e num sentido mais amplo a capacidade de trabalho, dedicação, compromisso e responsabilidade”.

Aos atuais e futuros estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Rita Piçarra deixa como conselho: “Work Hard, Play Hard! Os anos no ensino superior são fantásticos, não percam o foco, há tempo para tudo”.

Texto de CSS/GCI IPL
Fotos: Microsoft Portugal