18.11.2022
foto premios GDA

O ator José Condessa, aluno de Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, foi galardoado na 15.ª edição do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas, que decorreu no Teatro da Trindade, em Lisboa, a 15 de novembro. Gabriela Barros, antiga aluna da mesma licenciatura foi a vencedora na categoria de Melhor Interpretação de Papel Principal.

José Condessa venceu na categoria de “Melhor Interpretação de Papel Secundário”, pelo desempenho no filme “O Som Que Desce Na Terra”, do realizador e cineasta Sérgio Graciano. O artista interpreta “Domingos Bento”, um soldado destacado para acompanhar “Maria da Luz” durante a sua viagem.

O Prémio Atores de Cinema é atribuído anualmente pela Fundação GDA, com o objetivo promover, valorizar e distinguir o trabalho das atrizes e dos atores de nacionalidade portuguesa, no formato cinema. A avaliação é feita por um júri composto por três atores que analisam as obras estreadas comercialmente em sala entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior ao da atribuição do prémio. Nesta edição, do júri fizeram parte: Márcia Breia, Ivo Canelas e Teresa Madruga, a quem coube avaliar a qualidade, a excelência e o mérito das interpretações.

A GDA é a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos.

Foto: DA/Aline Macedo