27.02.2023
Equipa do filme premiado com o Urso de Prata em Berlim

Leonor Teles, licenciada em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e mestre em Audiovisual e Multimédia pela Escola Superior de Comunicação Social é a diretora de fotografia do filme "Mal Viver", de João Canijo, que venceu o Urso de Prata - prémio do Júri, da 73.ª edição do Festival de Internacional de Cinema de Berlim. No discurso de agradecimento, na cerimónia de atribuição do galardão, o realizador fez uma referência especial a Leonor Teles, que considera a sua "alma gémea e companheira artística".

Foi a primeira vez que João Canijo trabalhou com Leonor Teles e o resultado foi, de acordo com as várias críticas na imprensa: “composições marcantes e uma paleta de cores hipnoticamente rica (...) imagens de duradoura beleza (Zhuo-Ning Su, Awards Daily, EUA) e “um sufoco que desta vez está iluminado pela luz de Leonor Teles” (Rui Pedro Tendinha, Diário de Notícias).

Leonor Teles

Leonor Teles tem um percurso profissional de relevo, tendo sido, em 2016, a mais jovem realizadora de sempre a conquistar um Urso de Ouro para a curta-metragem na Berlinale, "Balada de um Bratáquio". Para a jovem, estar novamente em Berlim "é especialmente bom, porque fotografia é o que eu mais gosto de fazer. E este é também o reconhecimento do meu trabalho enquanto diretor de fotografia."

"Mal Viver", de acordo com a sinopse “é a história de uma família de várias mulheres de diferentes gerações, que arrastam uma vida dilacerada pelo ressentimento e o rancor, que a chegada inesperada de uma neta vem abalar, no tempo de um fim de semana". Do elenco fazem parte: Rita Blanco, Anabela Moreira, Madalena Almeida, Cleia Almeida, Vera Barreto, Filipa Areosa, Leonor Silveira, Lia Carvalho, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos, Carolina Amaral, Nuno Lopes e Rafael Morais.

O trabalho premiado é produzido pela Mida Films e faz parte de um díptico que inclui o filme "Viver Mal", que esteve em competição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, na secção, Encounters. Os filmes são distribuídos internacionalmente pela Portugal Film. Os dois trabalhos de João Canijo estreiam nos cinemas portugueses a 11 de maio de 2023.

Imagens de organização da Berlinale