23.03.2022
Saúde Ocupacional

O Politécnico de Lisboa, consciente do seu papel no campo da responsabilidade social e contributo necessário, enquanto instituição de ensino superior, para o desenvolvimento, não só da comunidade académica, mas da sociedade em geral, apostou, em 2014, na implementação da área de Saúde Ocupacional (SO), um projeto inovador a nível nacional.

Este projeto surgiu, em estreita articulação do Politécnico de Lisboa com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, com o objetivo de prestar serviços de saúde ocupacional à população docente e não docente do IPL.

A Saúde Ocupacional tem assumido um importante papel na sensibilização e implementação de uma cultura de segurança no IPL, bem como o incremento da investigação no domínio da segurança e saúde do trabalho.

Em 2017, a SO, iniciou um plano de formação em Emergência e Primeiros Socorros e em Suporte Básico de Vida com DAE, para os trabalhadores da instituição, em cooperação com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). No âmbito do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE), o Politécnico de Lisboa (IPL), investiu, nesse mesmo ano, em equipamentos de Desfibrilhação Automática Externa, com o objetivo de prestar socorro imediato a pessoas sujeitas a paragem cardiorrespiratória nos seus espaços.

Para além da atuação na comunidade na população trabalhadora do IPL, a Saúde Ocupacional presta ainda serviços externos convencionados a organizações que contratualizam o serviço ao Politécnico de Lisboa, como a Direção-Geral da Saúde e o Instituto de Gestão Financeira da Educação, Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e Escola Nacional de Saúde Pública.

Saúde Ocupacional

Nos dois últimos anos, o papel e a atuação da Saúde Ocupacional foi preponderante no combate à pandemia de COVID-19, quer do ponto de vista da elaboração, aplicação e acompanhamento do Plano de Contingência do Politécnico de Lisboa, mas também do ponto de vista da operação de “testagem em massa”, que levou a cabo na comunidade, em 2021. Esta ação decorreu com o apoio da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Quase a completar 8 anos de existência, a Saúde Ocupacional atravessa uma fase de transição, tendo planeadas várias ações de divulgação, com o objetivo de promover o entendimento e compromisso das pessoas com a Saúde Ocupacional, quer na comunidade académica do IPL, quer na sociedade em geral.

Para breve está a realização do Seminário em Saúde Ocupacional, com o mote “Trabalho e bem-estar nas instituições de ensino superior'', que terá lugar no dia 28 de abril, no âmbito do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2022.

Para a atual coordenadora da Saúde Ocupacional do IPL, Anabela Graça, "O IPL tem investido e continua empenhado na valorização dos seus trabalhadores, proporcionando-lhes serviços de saúde e segurança no trabalho, promovendo a saúde e bem-estar em contexto de trabalho. A equipa de saúde e segurança do trabalho procura fomentar uma cultura de saúde e segurança promotora de um ambiente de trabalho saudável, desenvolvendo um plano de ação e programas de avaliação integrada de saúde e segurança do trabalho".

Fotos: GCI/IPL