04.11.2022
Nova direção da AEESELx

A nova equipa da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Lisboa (AEESELx) tomou posse numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Escola, a 2 de novembro de 2022, que contou com a presença de membros das presidências do Politécnico de Lisboa e da ESELx, da Federação Académica de Lisboa e antigos dirigentes da AEESELx.

Jaden Gomes é novo presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação. É estudante do 2.º ano da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias e faz parte dos Conselhos de Representantes e Consultivo da Qualidade da ESELx. Sucede a Pedro Lopes na liderança da AEESELx.

Jaden Gomes e os Vices do IPL e ESELx
Vice-presidente do IPL, António Belo, presidente da AEESELx, Jaden Gomes e a vice-presidente da ESELx, Carla Rocha

O mandato da nova direção da estrutura associativa assenta na vontade de “trazer o espírito académico de novo à Escola Superior de Educação de Lisboa e promover a união”. “Queremos dar uma oportunidade a todos os alunos de se expressarem”, referiu Jaden Gomes depois de tomar posse como presidente. Para o estudante é importante “tornar este pouco tempo que temos na vida académica nos melhores anos das nossas vidas”.

O vice-presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo falou do importante papel do movimento associativo dentro da comunidade académica, nomeadamente em questões como o abandono escolar. “Parte da ajuda na adaptação ao ensino superior cabe-nos a nós, docentes e funcionários, mas também às estruturas associativas, pela própria vivência académica, porque têm um papel fundamental na integração dos colegas”, disse.

Carla Rocha, vice-presidente da Escola Superior de Educação de Lisboa falou da sua experiência como membro de uma associação de estudantes - “foi uma escola de vida”. “Vocês são o mais importante das Escolas”, ressaltou.

Jaden Gomes e antigos dirigentes da AEESELx
Antigos dirigentes da AEESELx: Ricardo Ribeiro, Pedro Santos e Carolina Silva e Jaden Gomes, novo presidente

Luís Castro, representante da Junta de Freguesia de Benfica, destacou o papel que esta pode ter como parceira das associações de estudantes sediadas no Campus de Benfica do IPL. “Somos uma Junta muito ligada à Cultura, à Música, ao Teatro, áreas que sei que estão a desenvolver” referindo que, em maio de 2023 vai ser reaberto um Teatro, exclusivo para os jovens e grupos e novas criações que possam surgir, com horários e dias próprios para as Associações de Estudantes do IPL apresentarem trabalhos à comunidade.

João Machado, presidente da Federação Académica de Lisboa, estrutura da qual Jaden Gomes faz parte como vogal, destacou a responsabilidade que é ser dirigente associativo e representar todos os estudantes da Escola.

Flickr photos from the Tomada de Posse AE ESELx album.

Ver galeria no flickr

Texto e imagens de CSS/GCI IPL