18.05.2023
Susana Campos

A estudante do mestrado em engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) tomou posse a 12 de maio, numa cerimónia que reuniu membros da comunidade académica, estruturas associativas do Politécnico de Lisboa e nacionais e ordens profissionais. Trabalhar em cooperação com a escola de Engenharia do IPL e seguir um plano de desenvolvimento académico e profissional para ter alunos “felizes, realizados e prontos para enfrentar os desafios do mundo lá fora” é o objetivo que a jovem de 22 anos traça para a associação que dirige.

Com o mote "lutamos por ti", que definiu a campanha eleitoral, Susana Campos, de 22 anos, chegou à liderança da Associação de Estudantes do ISEL (AEISEL) depois de um percurso de colaboração com a estrutura, que iniciou em 2021. Antes de falar do futuro, a jovem agradeceu o trabalho desenvolvido pelos anteriores dirigentes associativos, nomeadamente Rafael Simões, anterior presidente.

Susana Campos

A estudante começou por falar nas áreas da AEISEL que considera essenciais para o seu funcionamento e sucesso: Desporto e Saúde; Relações Externas; Política Educativa e Ação Social; Criativo e Cultural e Comunicação e Imagem.

Promover e apoiar a prática desportiva, estabelecer parcerias e colaborações, promover feiras de emprego, defender a qualidade do ensino e a modernização e adaptação ao mundo laboral, defender os direitos dos estudantes junto das entidades educativas, trabalhar no abandono escolar e oferecer suporte necessário aos alunos com dificuldades, são alguns dos objetivos traçados para este mandato. A estes juntam-se a promoção e integração de estudantes, através da organização de eventos culturais e palestras e fortalecimento da “grande marca de representamos”.

“Trabalhamos com afinco todos os dias para levar adiante os nossos planos e atividades, sempre com a visão de tornar a vida académica mais rica e gratificante”, disse Susana Campos, no final do primeiro discurso como presidente da Associação de Estudantes do ISEL.

vice-presidente do IPL Manuel Matos

O vice-presidente do Politécnico de Lisboa, Manuel Matos, realçou o papel de uma Associação de Estudantes na construção de laços e redes. “Fazer parte de uma Associação de Estudantes envolve sempre uma ação de voluntariado que a sociedade deve reconhecer”, frisou. Incentivou as ordens profissionais a cooperar com estrutura associativa quanto à realização de projetos que promovam a inserção dos estudantes na vida profissional.

presidente do ISEL, José Nascimento

José Nascimento, presidente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, colocou o foco da sua intervenção na missão da escola de Engenharia do IPL: criação e transmissão e a difusão da engenharia, da ciência, tecnologia e cultura. “Colocamos o conhecimento ao serviço da comunidade”, referiu, garantindo que o ISEL quer assegurar melhores condições de trabalho e ensino.

Rafael Simões

Rafael Simões deixou a AEISEL após dois anos de liderança, uma experiência que “trouxe muitos ensinamentos”. “Ocupar o cargo de direção na Associação de Estudantes da instituição onde estudamos é um dos maiores orgulhos que um estudante pode ter na vida”, referiu na sua intervenção, frisando a importância de dar voz aos alunos.

Para o estudante de engenharia Civil, os dirigentes associativos continuam a não ter o devido valor. Na sua opinião, “a mentalidade não se muda com regulamentos”. Sobre a sucessora Susana Campos, realçou a vontade e capacidade de liderança, que fazem dela a melhor presidente que a AEISEL poderia ter. “És a prova de que o associativismo tem futuro”, disse.

Susana Campos é licenciada em engenharia Química e Biológica pelo ISEL, onde frequenta o primeiro ano do mestrado em engenharia Mecânica.

O final da cerimónia de tomada de posse foi assinalado com as atuações da Tuna Feminina e Estudantina Académica do ISEL.

Flickr photos from the Tomada de posse AEISEL album.

IMG_0777 by ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

IMG_0777 by ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa uploaded on 22 May 2023

IMG_0610 by ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

IMG_0610 by ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa uploaded on 22 May 2023