06.02.2023
estudante da ESELx na direção da FAL

A tomada de posse dos novos órgãos sociais da Federação Académica de Lisboa (FAL) decorreu a 3 de fevereiro, na Câmara Municipal de Lisboa. Nádia Carvalho, estudante do mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), é uma das vice-presidentes da direção, liderada por Catarina Domingues Ruivo, estudante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. A FAL integra 26 estruturas associativas de Lisboa, entre as quais as Associações Académicas das Escolas Superiores de Dança, Educação e Tecnologia da Saúde de Lisboa.

A nova presidente da direção da FAL, Catarina Ruivo, fez uma intervenção centrada nos objetivos definidos para o mandato, cuja ambição é cumprir um “projeto sólido e multifacetado”.  Levar a cabo iniciativas no âmbito da política educativa, discussão e participação ativa dos estudantes, que conduzam a “um ensino superior unido, mais justo e inclusivo e sem barreiras socioeconómicas no seu acesso” são algumas das metas definidas.

A dirigente associativa destacou a necessidade de acompanhar, de forma próxima, a concretização do PRR, no que diz respeito à construção de residências para o ensino superior e a concretização de um programa nacional para a Saúde Mental. Áreas como a responsabilidade e o empreendedorismo social e a empregabilidade jovem, também mereceram destaque, sendo apontadas como algumas das prioridades.

Para João Machado, o presidente cessante da Federação Académica de Lisboa, ser presidente da federação foi a maior responsabilidade que assumiu. “A FAL foi a força da mudança da Academia”, referiu o estudante. “Não queremos crescer por crescer, mas porque temos valor” frisou, dizendo que o objetivo que se propôs cumprir - consolidar o crescimento da FAL, foi conseguido.

Na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da FAL estiveram presentes o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, e a pró-presidente para a Comunicação Estratégica, Ana Raposo. Jaden Gomes, presidente da Associação de Estudantes da ESELx também marcou presença.

Texto de CSS/GCI IPL