09.02.2023
Nova direção da ESML

Miguel Dias é o novo presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). A cerimónia de tomada de posse aconteceu a 7 de fevereiro no Pequeno Auditório da Escola artística, com a presença do vice-presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, do provedor do Estudante, Trindade Nunes e de estudantes e outros dirigentes associativos.

Miguel Dias tem 20 anos e frequenta do 2.º ano da licenciatura em Música da ESML, onde estuda Oboé. Chegar à presidência da Associação de Estudantes surgiu do desafio lançado pelos colegas da direção anterior, nomeadamente Sofia Duarte, presidente cessante, que ajudaram a formar uma equipa. Com uma passagem de testemunho progressiva, o jovem oriundo da Sertã, pretende dar continuidade aos bons projetos iniciados na direção anterior, nomeadamente: investir na formação e atividades profissionais para os alunos, fazer da Escola um melhor lugar e apostar nas causas da sustentabilidade.

Sofia Duarte e Miguel Dias
Estudantes Sofia Duarte e Miguel Dias

Sofia Duarte, que liderou a Associação de Estudantes da ESML desde junho de 2021 passa a assumir a presidência da mesa da Assembleia Geral da estrutura. Na sua intervenção falou da importância da associação, sendo de todos os projetos “o que mais me encheu a alma, mais me tirou o sono e em que mais trabalhei”. “Lutar por nós, pelos outros e tentar fazer da instituição onde estudamos, um lugar melhor e acessível” disse a estudante em jeito de balanço, assumindo que o trabalho associativo não é fácil.

A jovem fez questão de agradecer ao Politécnico de Lisboa pelo apoio, e ao dirigente do Gabinete de Produção da ESML, José Cedoura, alguém que referiu estar sempre disponível para apoiar os estudantes da escola artística. Deixou para o fim um agradecimento especial ao colega Pedro Leal, que já liderou a AEESML, e que no último mandato assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral.

António Belo
Vice-presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo

O vice-presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, falou da importância e relevância do trabalho associativo no meio académico, “é dar um pouco de vocês, e só temos que agradecer o ato de altruísmo, que é dispensarem parte da vossa vida em prol dos vossos colegas”. Ao novo presidente da AEESML, Miguel Dias, disponibilizou, como sempre, o apoio do Politécnico de Lisboa. Deixou para o final um conselho para os estudantes: “é importante é que sejam vocês mesmos, que façam o que está no vosso ideal e nos vossos projetos”.

Na cerimónia de tomada de posse, os estudantes da Escola Superior de Música de Lisboa, Eduardo (guitarra baixo) e André (saxofone) interpretaram dois temas.

Flickr photos from the Tomada de posse AE ESML album.

Ver galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL