Decorreu, no dia 4 de julho, na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), o 2.º Encontro de Educação Digital no Ensino Superior, com o objetivo de promover a reflexão em torno da utilização de tecnologias digitais no ensino superior. Este encontro foi organizado pelo Grupo de Ensino a Distância do Politécnico de Lisboa (EaD@IPL), em parceria com a ESELx e com o Projeto EducArt-AI.
Na sessão de abertura, Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa, destacou que “hoje o ensino superior não dispensa a utilização de ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem”, e que, por isso, é da máxima relevância a realização destes encontros. Carla Rocha, presidente da ESELx, afirmou que a instituição “tem muito orgulho em acolher este encontro”. Reforçou ainda a relevância de construir “soluções, perspetivas e projetos para um futuro educativo digitalmente mais inovador e inclusivo”. Já Renato Abreu, Pró-Presidente para o Ensino a Distância, na sua intervenção, agradeceu às comissões organizadora e científica, ao IPL e a todas as instituições presentes e apresentou o programa do evento, dando destaque aos temas em debate.
O programa do encontro incluiu conferências, mesas-redondas, painéis, workshops e apresentação de pósteres, que conduziram à reflexão sobre temáticas como o uso da inteligência artificial em contexto educativo, as metodologias ativas com recurso a tecnologias digitais e a avaliação das aprendizagens em ambientes digitais, entre outras.
A mesa-redonda incidiu sobre o tema “Perspetivas sobre a Inteligência Artificial no Ensino Superior”, tendo contado com a participação de Pedro Lima, do Instituto Superior Técnico (IST), de Vítor Santos da Nova IMS – Information Management School e de Ricardo Almeida da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).
As “Práticas Transformadoras: A Educação Digital no Politécnico de Lisboa” foram o tema do painel, no qual participaram os docentes António Serrador do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), Carla Martinho do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), Jaime Reis da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), Miguel Cruz da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), Pascoal Amaral, Escola Superior de Dança (ESD), Renata Carvalho da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), Ricardo Pereira Rodrigues, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e Vítor Manteigas da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL).
Foram ainda dinamizados os workshops: “O trabalho colaborativo em ambientes digitais” (Joana Souza e Ricardo Pereira Rodrigues, ESCS); “Avaliação das aprendizagens em ambientes digitais: potencialidades e desafios” (Tiago Tempera, ESELx); “Seesaw: Portefólio digital” (Renato Abreu, ESTeSL) e “Writing Poetry for Machines” (Andrés Isaza-Giraldo, Interactive Technologies Institute).
A sessão de encerramento contou com a participação de Ruben Martins (Universidade Autónoma de Lisboa), que, na qualidade de relator, elencou alguns dos desafios que o ensino superior enfrenta nos domínios da educação digital e da inovação educativa.
Esta conferência enquadrou-se no âmbito do Projeto Faz(emos) a Diferenç@IPL, cofinanciado pela Direção-Geral de Ensino Superior (DGES), que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos estudantes e promover o sucesso e a redução do abandono no percurso académico.
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Texto de DR/ GCI
Imagens de HM/ GCI