22.04.2020
20080718_2635.jpg

Esta sexta-feira 24 de abril são transmitidos concertos, em direto, com músicos do ensemble Dias da Música Eletroacústica (DME), opção que surge em resposta ao adiamento do Festival, no contexto atual da pandemia da covid-19. O primeiro concerto, com a flautista Mafalda Carvalho e o compositor Carlos Caires, professor da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). vai ser transmitido em “streaming” às 18h.

carlos caires

As obras para flauta solo em destaque teriam sido interpretadas no âmbito de uma digressão do Ensemble DME, anunciada para o final de março passado, e que teve de ser adiada, tal como as outras iniciativas do certame, por causa da pandemia.

Como forma de assinalar o Dia da Terra, celebrado a 22 de abril, o Festival Dias da Música Eletroacústica associou-se ainda ao evento global de artes telemáticas, integrado na iniciativa Earth Day Art Model, no qual foi apresentada a obra "A Omnisciência é um Colectivo - parte IV", do compositor português Jaime Reis, docente na Escola Superior de Música de Lisboa e na Escola Superior de Artes Aplicadas.

Dia da Terra

Nesta iniciativa, que decorre durante 24 horas, são ainda interpretadas obras de compositores de conceituadas instituições de ensino como o China College of Music (Pequim), o Mills College (Califórnia) e University of Oxford (Reino Unido) e artistas de países como Espanha, Colômbia, Coreia do Sul, Argentina, Tailândia, Polónia, Austrália, entre outros.

Jaime Reis

O Festival Dias de Música Electroacústica existe desde 2003. Com direção artística de Jaime Reis, desde que surgiu, desenvolve uma intensa atividade de criação, programação e formação na área da música erudita contemporânea e electroacústica.

Numa outra vertente e já no próximo sábado, a Escola Superior de Música de Lisboa vai disponibilizar, na plataforma Performance e contexto, o artigo "Essay VIII: a key work in the piano output of Christopher Bochmann", da autoria de Ana Telles ("Ensaio VIII: uma obra chave na produção para piano de Christopher Bochmann", em tradução livre).

Performance e Contexto O projeto, do qual culminou a plataforma digital Performance e contexto, tem como objetivo a performance, o registo audiovisual e a reflexão académica em torno de objetos artísticos, nomeadamente no campo da performance musical.

Com o envolvimento de alunos, professores da Escola Superior de Música de Lisboa e outros músicos e pedagogos que tenham colaborado com a instituição, através da realização de concertos e workshops, é feito o registo em áudio e vídeo de um conjunto de performances musicais provenientes dos mais variados universos estéticos.

A equipa do projeto, financiado pelo IDI&CA - Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística do IPL, é constituída pelos professores da ESML Ricardo Pinheiro e Carlos Caires, ficando a gravação áudio e vídeo a cargo de estudantes da licenciatura em Tecnologias da Música, coordenados pelo professor Carlos Marecos.

Texto de CSS/GCI IPL