04.03.2024
IES portuguesas em Alianças de Universidades Europeias reúnem-se em Barcelos

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) acolheu, no dia 28 de fevereiro, a 3ª Reunião de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias, na qual participaram 37 representantes de universidades e politécnicos, tendo igualmente contado com a presença da Diretora da Agência Nacional Erasmus+, professora Ana Cristina Perdigão.

O IPCA acolheu este encontro, que teve como principais pontos de agenda a definição da missão do Fórum das IES portuguesas em alianças de universidades europeias, os modelos de governação destas entidades, bem como os processos e procedimentos referentes à criação de uma Entidade Legal.

O Politécnico de Lisboa, um dos 6 membros da Universidade Europeia U!REKA SHIFT, selecionada para financiamento no concurso de 2023, foi representada pelo professor Fernando Melício, Pró-presidente do IPL para a Internacionalização e Cooperação Internacional, e pela professora Ana Raposo, Pró-presidente para a Comunicação Estratégica, Coordenadora Institucional do IPL do referido projeto e Líder do Working Package 7 – Communication, Dissemination and Impact.

A reunião, que teve como mote “Universidades Europeias como as Universidades do Futuro”, contou, ainda, com a participação de Ruaidhri Neavyn, CEO da Regional University Network RUN-EU, a universidade europeia que o IPCA integra, bem como de Ana Gascón Marcén, coordenadora do projeto EGAI – UNITA, do qual a UBI e o Instituto Politécnico da Guarda fazem parte.

As Universidades Europeias constituem um dos processos transformadores mais importantes no espaço europeu de ensino superior desde a Declaração de Bolonha. Este Fórum de IES portuguesas foi criado com o intuito de promover a discussão sobre questões fundamentais, como o financiamento e a mobilidade nas Alianças, funcionando também como um espaço de partilha de boas práticas e experiências sobre os diversos desafios institucionais.

Imagens de IPCA