22.11.2019

O Pisa é um Programa Internacional de Avaliação dos Alunos, desenvolvido pela OCDE,  cujo objetivo essencial passa por avaliar a forma como os alunos de 15 anos aplicam as competências que têm a Matemática, Leitura e Ciências face a problemas que os colocam perante situações de contexto real. Não se trata de avaliar o currículo escolar ou apenas os conhecimentos adquiridos. Trata-se de analisar como no final da escolaridade básica os alunos são capazes de raciocinar e usar os conceitos aprendidos, bem como as ferramentas adquiridas, para explicar e prever fenómenos.

Desde 2000 que, de 3 em 3 anos o PISA é aplicado ao nível dos países. Tendo começado com a participação de 43 países, na edição de 2018 participaram 79 países e estão neste momento previstos 85 países para a análise que vai ocorrer em 2021. Portugal participa desde a primeira edição e o seu desempenho caracteriza-se por uma constante melhoria tendo alcançado em 2015 um desempenho superior à média da OCDE.

As escolas que participam nos estudos do PISA (Programa internacional de Avaliação dos Estudantes) questionam se não é possível terem retorno do desempenho dos alunos que fornecem para este estudo internacional, no sentido de usarem essa informação para melhorarem os processos de construção das competências que estão a desenvolver junto dos seus alunos. O interesse crescente sobre o PISA e a sua extrema relevância para a identificação das competências necessárias para o perfil dos alunos do século XXI deram origem às seguintes questões:

É possível aplicar o PISA diretamente a uma escola e assim conhecer as competências de matemática, de leitura e de ciências dos seus alunos, em situações de contexto real, bem como a sua preparação para enfrentar com confiança o iniciar das tarefas da vida adulta?

• É possível conhecer o posicionamento do desempenho das escolas de uma determinada região no contexto nacional e mundial?
  • É possível dispor de informação sobre o contexto de funcionamento das escolas de uma dada região e correlacionar com as atitudes dos alunos e da sua relação com o ambiente de aprendizagem?
  • E é possível utilizar esta informação de forma sistematizada para numa lógica de melhoria contínua ajudar as escolas a melhorar os resultados de aprendizagem dos seus alunos?

Para dar uma resposta afirmativa a todas estas questões a OCDE desenvolveu uma ferramenta chamada PISA para as Escolas que proporciona às escolas e redes escolares locais a possibilidade de avaliar os resultados de aprendizagem dos seus alunos através deste importante benchmarking internacional. O PISA para as Escolas tem a avaliação global do PISA como base, mas foi desenvolvido para ser usado por escolas e redes locais de modo individual.

Portugal vai desenvolver de forma inovadora um projeto de cariz territorial que aplica este instrumento de modo a potenciar a aprendizagem colaborativa das escolas de uma determinada região num processo contínuo de recolha de informação, reflexão conjunta e partilhada e ação para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos à saída do ensino básico.

Sessão de lançamento do projeto PISA
Press