21.07.2021
Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo - ACE

Politécnico de Lisboa (IPL) apurou os projetos vencedores da Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo - ACE, que decorreu ao longo do ano letivo 2020-2021. Os vencedores vão representar o IPL na fase nacional do concurso da Rede Poliempreende e no BFK Ideas. A sessão de apresentação das ideias de negócio, decorreu no dia 15 de julho, em formato digital.

Sessão de apresentação das ideias de negócio (ACE)

Por deliberação do júri, constituído por Tiago Ferreira da Delta CafésGonçalo Abreu da Politec&ID e António Bernardo da CGD, foram estes os projetos vencedores, das 6 escolas 2 institutos superiores do Politécnico de Lisboa:

1.º lugar | Fizztail (ESCS) - 2000 € CGD
2.º lugar | New Wave - Produtora de Novos Talentos na indústria da música (ESCS) - 1500 € DELTA
3.º lugar | Pingador elétrico para enceramento dentário - um novo conceito (ISEL) - 1000 € POLITEC&ID

ACE surge, no IPL, com o objetivo de incentivar o espírito empreendedor e capacitar os participantes para o desenvolvimento de iniciativas que apresentem soluções para desafios e necessidades existentes nas várias áreas de formação das escolas e institutos superiores do Politécnico de Lisboa. A iniciativa, que pretende dinamizar o empreendedorismo “insere-se na atividade das dimensões transversais do Politécnico de Lisboa”, disse Elmano Margato, presidente da instituição do ensino superior, também presente na sessão de apresentação dos projetos.

O programa está aberto à comunidade académica do IPL e, pretende envolver, não só estudantes, mas também docentes e não docentes, aceitando equipas mistas e elementos externos.

Apresentação dos projetos ACE

A ACE está ligada a dois concursos nacionais, o Poliempreende, da rede de politécnicos e escolas não integradas e o Born From Knowledge, da Agência Nacional de Inovação (ANI). Engloba, ainda, a possibilidade de, em projetos que pretendam avançar para a fase de implementação, beneficiar do apoio de parceiros nomeadamente ao nível da incubação ou aceleração.

A iniciativa, que pretende dinamizar o empreendedorismo “insere-se na atividade das dimensões transversais do Politécnico de Lisboa”, disse Elmano Margato, presidente da instituição do ensino superior, também presente na sessão de apresentação dos projetos.
A equipa vencedora tem a missão de representar o Politécnico de Lisboa no concurso nacional do Poliempreende que decorre, este ano, em Santarém de 13 a 16 de setembro.

Projeto ACE vencedor

Saber mais

“Democratizar o mercado dos cocktails.” é o principal objetivo das estudantes Mafalda Soares e Joana Almada, da Escola Superior de Comunicação Social, com o projeto “Fizztail” vencedor do 1.º lugar da ACE- Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo. As estudantes finalistas do curso de Publicidade e Marketing recebem o prémio monetário no valor de dois mil euros patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos. A ideia consiste no desenvolvimento de um produto “completamente diferente”, dizem as estudantes, “são pastilhas efervescentes, com ingredientes 100% naturais, que que basta acrescentar água e gelo para se transformarem em deliciosos cocktails”.

2.º lugar do concurso foi atribuído ao projeto “New wave - Produtora de Novos Talentos na indústria da música”, também da Escola Superior de Comunicação Social, com um prémio de 1.500 euros financiado pela empresa Delta. O objetivo da “New Wave” é acompanhar e conceder o apoio necessário em todas as fases aos novos talentos musicais que pretendem seguir uma carreira artística “evitando que o artista promissor dê passos errados que hipotequem o seu futuro”, refere o estudante Pedro Viegas, promotor responsável, na descrição do projeto.
As áreas de intervenção da produtora musical abrangem desde a produção musical; direção artística; mentoring e o agenciamento (marcação de concertos e operação logística).

“Pingador elétrico para enceramento dentário - um novo conceito” conquistou o 3.º lugar com direito ao valor de mil euros patrocinado pela Politec&ID. O projeto da autoria de estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa consiste em construir manualmente, gota a gota de cera, peças dentárias ou estruturas de suporte em 3 dimensões, com tamanho e formato reais, que serão utilizados no planeamento do tratamento e no fabrico do dispositivo protético, refere Cátia Costa, a promotora responsável na candidatura apresentada. Trata-se de um produto “com grande interesse para todos os profissionais que realizam enceramento dentário no seu dia-a-dia, podendo ser comercializado diretamente para os técnicos de prótese dentária, laboratórios, médicos-dentistas, clínicas dentárias e estudantes da área”, explica a estudante Cátia Costa, de engenharia Biomédica, promotora responsável do projeto.

Texto de VG/GCI-IPL