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newsweek

O IPL é a única instituição de ensino superior, em Portugal, a constar de uma lista de 200 que reúne as melhores Maker Schools do mundo. Foi a primeira vez que a revista internacional, reuniu as escolas que acredita fazerem a diferença no chamado movimento maker, com o objetivo de destacar as que desenvolvem programas inovadores, demonstrem talento e envolvimento da comunidade, características que já fazem parte do adn do ensino superior.

A escolha do Politécnico de Lisboa resulta do trabalho desenvolvido pela Escola Superior de Educação (ESELx), considerado relevante para a Newsweek, nomeadamente a participação na Plataforma Europa Criativa Distributed Design Platform, iniciativas Fabschools, residências criativas e a Maker Faire Lisboa, realizada no Campus de Benfica do IPL, em 2019.

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maker faire Lisboa
Maker Faire Lisboa no Campus de Benfica do IPL, em 2019

 

Para Carlos Pires, presidente da ESELx, “é muito importante sentir que o percurso que estamos a trilhar é alvo deste reconhecimento”. Para o dirigente da escola do IPL, “o investimento em recursos tecnológicos, direcionados ao enriquecimento das atividades letivas e de investigação e à relação com a Educação, tem sido e terá de continuar a ser, uma grande prioridade para a nossa escola”.

O presidente da ESELx enaltece, também, “a forma como o Fablab Benfica se organiza enquanto grupo de trabalho de docentes e estudantes e se estabelece enquanto comunidade, quer na sua implementação local quer através da presença em redes internacionais.”

Assim, falar de iniciativas maker da ESELx é falar da ação contínua do Fablab Benfica. Este espaço de “fabricação digital” foi fundado por um grupo de professores movido pela necessidade de aceder e dar acesso aos estudantes, a um conjunto de ferramentas de fabricação digital e a práticas colaborativas e de contacto com a comunidade, características de espaços como Fablabs e Makerspaces.

André Rocha, docente da Escola Superior de Educação de Lisboa e cofundador do Fablab Benfica, define este, como “um espaço de inovação, colaboração e contacto com a comunidade, que permite, para além disto, a integração da ESELx, numa rede internacional que abre portas a um trabalho colaborativo, que vai para além da comunidade académica”.

Para além do trabalho desenvolvido no FabLab Benfica, para a escolha do IPL/ESELx como escola maker, contribuiu a aposta da ESELx em iniciativas internacionais, que se mantiveram ativas, mesmo, durante a pandemia.

A associar a todo estes fatores, está a recente pós-graduação em Design de Produtos Interativos para Educação, também, um dos fatores que define a ESELx como uma escola maker de cariz internacional.

Para André Rocha, coordenador da nova oferta formativa, "a pós-graduação em Design de Produtos Interactivos para Educação surge com o objetivo de fortalecer a acção do design ao serviço da educação. Em paralelo, o facto de se apostar numa lógica de design aberto e distribuído e na integração de práticas maker possibilitará um curso dinâmico, com uma forte componente prática. No nosso entender, são estes os ingredientes que melhor traduzem a ideia de escola Maker.”

Texto de CSS/GCI IPL
Fonte: ESELx