19.06.2014
20140619-img_6136-2.jpg

"Gigantesco salto em frente, na disponibilização de dados sobre o ensino superior" disse o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, na apresentação do Portal Infocursos, dirigido as estudantes que pretendem ingressar no ensino superior.

Dar aos estudantes que terminam o secundário, informação que lhes permita saber as ofertas formativas do ensino superior e fazer escolhas, é um dos objetivos apontados por Nuno Crato, na conferência de imprensa que deu a conhecer a plataforma Inforcurso. O ministro não se cansou de realçar que esta plataforma é um sinal de transparência do Governo, quanto à melhoria da apresentação dos índices de empregabilidade.

Resultado de um trabalho conjunto da Direção Geral de Estatística e da Direção Geral de Ensino Superior, a plataforma apresenta dados referentes a todas as instituições de ensino superior, público e privado, de acordo com vários indicadores, entre eles a empregabilidade. Através de uma pesquisa por instituição (universidade ou politécnico), e dentro desta por curso, é possível obter dados sobre o percurso e perfil dos alunos, desde a entrada no curso, durante o mesmo e quando saem.

João Batista, sub-diretor geral da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, afirmou ter sido um "privilégio fazer este trabalho e calcular estes números", frizou , ao explicar as funcionalidades da plataforma. O dirigente disse estarmos perante um website que agrega os indicadores de todos os cursos em Portugal.

Como ingressam os estudantes no curso, onde estavam no 1 ano após iniciarem o curso, distribuição das classificações finais dos diplomados no curso, taxa de desemprego registado no Instituto de Emprego e Formação Profissional dos diplomados, distribuição de idades, género, nacionalidade são os dados à distância de um clique. De realçar a apresentação do percentil dos estudantes que entram em cada curso, permitindo comparar as notas nas provas de ingresso dos alunos de um curso, com as notas obtidas por todos os alunos do país.

Com uma imagem principal de uma mão a tentar apanhar as chaves, simbolizando a escolha, o Portal Infocursos está disponível desde hoje para quem pretenda ter acesso a informação detalhada sobre a oferta formativa no ensino superior.

Portal Infocursos

Texto de Clara Santos Silva