Da minha língua vê-se o mar
Vergílio Ferreira
Uma instituição que valoriza o ensino e aprendizagem de diferentes línguas reconhece a riqueza de múltiplas visões do mundo, de diferentes culturas e de todo o potencial que o conhecimento do Outro comporta. No Politécnico de Lisboa, valoriza-se a descoberta dos novos imaginários e das vastas possibilidades de crescimento que as línguas proporcionam.
Com a criação do Centro de Línguas e Cultura/CLiC, em 2018, abriram-se as portas para que docentes, não docentes, estudantes e a comunidade em geral estabelecessem contacto com várias línguas, com vários mundos iniciando ou continuando ou aprofundando um percurso de enriquecimentos pessoal, académico e profissional. Este é um caminho recente, que se perspetiva profícuo, dado o interesse que a comunidade IPL e externa têm revelado nos diferentes cursos de línguas.
O 1.º semestre de aulas do CLiC corresponde ao 2.º semestre do ano letivo 2017/2018, que arrancou com cerca de 250 alunos nos diferentes cursos de línguas: Alemão, Espanhol, Francês e Inglês e Português Língua Estrangeira. Ainda em julho do mesmo ano mais de 200 estudantes participaram nos vários cursos de língua para preparação da mobilidade Erasmus.
No ano letivo seguinte, alarga-se a oferta educativa (Chinês, Italiano, Polaco, Russo, Português para fins académicos, curso de Preparação para IELTs e curso de Preparação CAPLE) e o número de estudantes continua a crescer em ambos os semestres, sempre a aproximar-se dos 300. Entre os estudantes há também alunos externos ao IPL.

No ano de 2019/2020, um ano atípico devido à pandemia, o número de estudantes do CLiC estabiliza, rondando os 300 estudantes. Destaca-se, mesmo assim, a presença de alunos Erasmus, externos, alumni, para além da comunidade IPL. Muitos dos cursos foram ministrados a distância, um formato que se revelou também profícuo.
No presente ano letivo, os cursos do CLiC continuam a ser muito procurados, registando-se um número de estudantes semelhante ao do ano anterior, o que mostra que, ainda que, por vezes as condições sejam diferentes, o entusiasmo e interesse na aprendizagem de línguas se mantêm.
Decorridos 2 anos e meio de atividade, foram implementadas várias ferramentas e estratégias de comunicação que têm permitido o alargamento e o conhecimento da oferta do CLiC, quer para a Comunidade IPL, quer para a Comunidade Externa – Comunidade que já nos procura com alguma regularidade.
Além dos cursos semestrais, também os cursos intensivos e a certificação de competências linguísticas têm tido muita procura.
Se o número de estudantes e a diversificação cada vez mais ampla da oferta de cursos são indicadores de trabalho, persistência e sucesso, então o CLiC está a trilhar, paulatinamente, um caminho que se reveste de êxito e de riqueza no que diz respeito ao conhecimento de línguas, culturas e mundos.
Texto de: Antónia Estrela, Margarida Saraiva e Zé Justino