20.10.2022
assinatura de protocolo com a GNR

A assinatura do protocolo entre o Politécnico de Lisboa e a GNR decorreu a 18 de outubro de 2022, nas instalações do Quartel do Comando de Doutrina e Formação da GNR, em Santa Apolónia. O documento prevê uma conjugação de esforços para uma cooperação científica, tecnológica e académica e criação de sinergias entre as duas instituições.

O vice-presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo, agradeceu a confiança e interesse demonstrados pela Guarda Nacional Republicana. “É muito importante para o IPL a ligação com a comunidade e a sociedade, que fazem parte do nosso dever público enquanto instituição de ensino superior - servir a administração pública, o país e a sociedade”, afirmou o vice-presidente na cerimónia de assinatura.

Já o Major-General do Brigadeiro-General Jorge Manuel Ribeiro Goulão destacou a aposta da GNR na formação, nomeadamente na Unidade Politécnica Militar, que garante a formação dos Sargentos. “O aumento progressivo do número de alunos do curso acabou por trazer e revelar que é necessário aumentar a qualidade da formação e a docência na língua inglesa”, referiu o representante da GNR.

assinatura de protocolo com a GNR

O curso de formação de Sargentos, já na 3.ª edição, inclui duas unidades curriculares de língua inglesa, facto destacado pelo Major-general do Brigadeiro-General do ponto de vista da “importância que tem sido dada à aprendizagem das línguas para o desempenho de funções de sargento da GNR, em especial do Comandante de Posto Territorial que, face ao turismo, é muito importante para qualificar o produto operacional”.

Para o representante da GNR, a procura de know how em instituições de ensino superior “com créditos firmados no mundo académico, como é o caso do IPL”, pretende não só, melhorar a disponibilidade de docentes qualificados nesta área, mas principalmente promover a qualidade da formação e da aprendizagem dos formandos conduzindo a uma melhoria do serviço prestado ao cidadão.

No protocolo está contemplada a lecionação de unidades curriculares dos cursos da GNR, o intercâmbio de documentação pedagógica e informação cultural e a prossecução de projetos pedagógicos e profissionalizantes que venham a ser considerados de interesse comum, bem como o intercâmbio de estudantes interessados em realizar estudos de graduação, pós-graduação ou trabalhos de investigação orientados para a obtenção de grau académico.

Quer para o Politécnico de Lisboa, quer para a GNR, a parceria de cooperação abre portas à possibilidade de serem desenvolvidas e lecionadas, no futuro, outras unidades curriculares, ou realizadas palestras e seminários, que não apenas no domínio das línguas.

Texto de CSS/GCI IPL
Fotos de GNR