17.11.2022
programa Fronteiras XXI na ESELx

O Salão Nobre da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) foi o cenário escolhido para a transmissão, em direto, do episódio do programa semanal Fronteiras XXI, emitido pela RTP3, a 16 de novembro de 2022. Resultado de uma cooperação com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, o programa teve como tema “Como Travar a Violência Doméstica?”.

O interesse para a gravação do programa na Escola do Politécnico de Lisboa foi demonstrado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, na sequência de referências obtidas quanto às potencialidades dos vários espaços no edifício centenário.

Para Cátia Rijo, vice-presidente da Escola Superior de Educação de Lisboa, esta foi uma oportunidade para dar a conhecer a ESELx, não só como Escola, mas enquanto património. Para além do destaque dado à instituição, a vice-presidente considera que a temática abordada no programa se enquadra naquela que é a missão da Escola Superior de Educação de Lisboa.

O balanço “muito positivo”, feito, quer por parte da presidência da ESELx, quer por parte da produção do programa, que durante alguns dias, usufruiu dos vários espaços da Escola do IPL, pode abrir caminho para novas iniciativas.

programa Fronteiras XXI na ESELx

Tendo como objetivo colocar em debate os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo, o programa Fronteiras XXI, produzido pela RTP, iniciou a transmissão em fevereiro deste ano e já vai no 9.º episódio. Resulta de uma parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, cuja missão é a de promover e aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa.

O tema da violência doméstica foi o escolhido, pelos números que mostram que, este ano, já morreram mais mulheres vítimas de violência doméstica do que em todo o ano passado. Até outubro de 2002 morreram 22 mulheres, mais 6 do que nos 12 meses de 2021.

Questões como tem evoluído o combate à violência doméstica no país? O que continua a falhar? Como prevenir a reincidência de maus tratos físicos e psicológicos? foram colocadas pelo jornalista Carlos Daniel, ao painel de convidados constituído por: Dalila Cerejo (socióloga e investigadora do Observatório Nacional de Violência e Género da Universidade Nova de Lisboa), Rui do Carmo (Procurador da República jubilado), Ana Leonor Marciano (advogada da União de Mulheres Alternativa) e Olga Soares da Cunha (psicóloga) foram os convidados para o debate da última edição do Fronteiras XXI.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de ST/ESELx