05.12.2022
fórum técnico de empreendedorismo e desenvolvimento no IPL

O salão nobre dos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa foi o escolhido para a realização do 1.º Fórum Técnico de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Angola. A iniciativa, que decorreu a 2 de dezembro, foi organizada pela Embaixada do país africano e contou com o apoio do IPL e da Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET).

O presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato foi um dos convidados do fórum técnico angolano, tendo aproveitado a ocasião para dar a conhecer a instituição e as 8 escolas que a integram. Sobre o fórum, referiu a oportunidade de debate sobre “temas atuais e transversais às sociedades que perspetivam o seu futuro num mundo global, cada vez mais interligado e competitivo”.

presidente do Politécnico de Lisboa
Presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato

Garantir que a cultura identitária dos povos e o seu desenvolvimento sustentado, assente no mote “criar o desígnio da organização do evento, que juntou no mesmo espaço, foi a tónica dada pela organização do fórum, que trouxe ao IPL o ministro da Economia e Planeamento de Angola, Mário Caetano João, o embaixador de Angola em Portugal, Carlos Fonseca, o presidente do IPL, Elmano Margato, o bastonário da OET, Augusto Ferreira Guedes, e a empresária Filomena Oliveira, diretora-geral do Instituto Industrial e Inovação Tecnológica (IDIIA), entre outras figuras de relevo portuguesas e angolanas.

ministro da Economia e Planeamento
Ministro da Economia e Planeamento de Angola, Mário Caetano João

Para o embaixador de Angola, “Portugal está numa fase em que tem que internacionalizar a sua economia e pode fazê-lo com Angola, um país com uma população jovem que significa transformação”.

O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João vê no 1.º fórum técnico, uma forma de “potenciar as oportunidades de negócio para os dois países com impacto no desenvolvimento sustentável, tema importante da atualidade”.

Elmano Margato  e Filomena Oliveira
Presidente do IPL, Elmano Margato e Filomena Oliveira, diretora-geral do IDIIA

Educação, desenvolvimento e novas parcerias

O 1.º Fórum Técnico de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Angola, cujo programa integrou mesas redondas e convidados que abordaram questões ligadas à Educação e Desenvolvimento, apresentou alguns contributos ao nível da academia, nomeadamente o interesse demonstrado por Filomena Oliveira, diretora-geral do IDIIA, na celebração de um protocolo de parceria com o Politécnico de Lisboa. A empresária explicou que o instituto que dirige promove a realização de estágios durante a formação académica, com o objetivo de “alinhar as teses com a formação”.

O presidente do IPL falou da importância do estímulo do pensamento crítico e a criatividade dos jovens. “Se queremos desenvolvimento temos que aceitar pessoas que pensam de forma diferente”, reconheceu Elmano Margato que usou como exemplo prático o programa de empreendedorismo do IPL - ACE Challenge, que abre portas à liberdade de pensamento, “fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade”.

Flickr photos from the 1.º Fórum Técnico de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Angola album.

IMG_9565 by Politécnico de Lisboa

IMG_9565 by Politécnico de Lisboa uploaded on 05 Dec 2022

IMG_9566 by Politécnico de Lisboa

IMG_9566 by Politécnico de Lisboa uploaded on 05 Dec 2022