Passar para o conteúdo principal
20.03.2023
Homenagem ao Comendador Rui Nabeiro

O comendador Rui Nabeiro faleceu a 19 de março deixando uma marca no mundo empresarial, no campo da responsabilidade social e no Politécnico de Lisboa. A ligação à instituição surge em 2011, como patrono da 8.ª edição do concurso de ideias Poliempreende, coordenada pelo IPL, que em 2018, por ocasião do 32.º aniversário do IPL homenageia o empresário com a Medalha de Ouro de Conhecimento e Mérito, pelo trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento e coesão nacional.

Desde que aceitou o convite, em 2011, para assumir o papel de patrono do Poliempreende, concurso de ideias do qual o Politécnico de Lisboa fez parte, que o comendador e empreendedor manteve uma ligação à instituição. O Grupo Delta tem sido, desde então, um dos patrocinadores das ações de empreendedorismo organizadas pelo IPL, nomeadamente a ACE – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo.

 

 

Em maio de 2018, Rui Nabeiro foi distinguido com a Medalha de Ouro do Politécnico de Lisboa, a mais importante condecoração da instituição. A atribuição da medalha decorreu na cerimónia de comemoração do 32.º aniversário da instituição. Na altura, o presidente do IPL, Elmano Margato destacou o “legado como empresário, empreendedor e cidadão portador de uma sensibilidade cívica e de responsabilidade social excecionais”. Na cerimónia, o empresário falou para uma plateia lotada, sobre Empreendedorismo, Empresas e Responsabilidade Social, nomeadamente a importância da proximidade tanto na construção de ligações com as pessoas, como no conhecimento da realidade do terreno.

Em 2012, Rui Nabeiro foi o convidado da rubrica Grande Entrevista do n.º 26 da Revista Politecnia do Politécnico de Lisboa.

Texto de CSS/GCI IPL
Fotos e vídeo de GCI IPL