09.11.2022
reunião de dirigentes associativos com a direção do IPL

Avaliar de que forma os estudantes podem contribuir para a resolução de problemas do Ensino Superior foi o objetivo da reunião solicitada pela direção da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP), inserida num roteiro que percorre os Politécnicos de norte a sul do país. A reunião com o presidente e vice-presidente do IPL, decorreu a 7 de novembro de 2022, nos Serviços da Presidência.

Os temas abordados pela FNAEESP centraram-se na atribuição do grau de Doutor nos Politécnicos, no apoio aos alunos com necessidades educativas especiais e na execução do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Para além de João Pereira e Pedro Longo, presidente e vice-presidente da FNAEESP, na reunião participaram os presidentes das Associações de Estudantes da Escola Superior de Comunicação, Escola Superior de Educação de Lisboa e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

reunião da direção do IPL e dirigentes associativos

Os dirigentes associativos, Hugo Andrade (AEESCS), Jaden Gomes (AEESELx) e Rafael Simões (AEISEL) tiveram oportunidade de falar de questões relacionadas com a realidade de cada Escola, tendo sido ouvidos pelo presidente do IPL, Elmano Margato e por António Belo, vice-presidente.

Da conversa entre a presidência do Politécnico de Lisboa e os dirigentes associativos, resultou uma proposta de agendamento de reunião conjunta com os deputados da Assembleia da República eleitos pelo círculo eleitoral de Lisboa. Reforçar a valorização e reconhecimento do Ensino Superior Politécnico, considerando a possibilidade de conferir o grau de doutor é o objetivo.

Já a 13 de outubro, os estudantes Pedro Pereira e Pedro Longo, da FNAEESP foram ouvidos no Parlamento, no âmbito da apreciação na especialidade de Projetos-Lei sobre o Ensino Superior Politécnico.

A FNAEESP vai, ainda, abordar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ao qual já havia apresentado uma moção, em 2017, para que a regulamentação destinada aos alunos com necessidades especiais permita que os processos destes transitem do ensino secundário para o ensino superior.

Flickr photos from the Reunião com a FNAESP album.

Ver galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL