19.10.2021
Jornalismo Político

O Jornalismo Político Republicano Radical é o título do mais recente livro da Coleção Caminhos do Conhecimento do Politécnico de Lisboa. Lançado, publicamente, numa sessão realizada nos Serviços da Presidência do IPL, a 15 de outubro, a obra, da autoria de Júlia Leitão de Barros, docente da Escola Superior de Comunicação Social, é, nas palavras da Paulo Jorge Fernandes, a quem coube a apresentação, “uma magnífica lição de história”.

Escolhido pela autora, para falar da obra, pelo “seu sentido crítico e consistente”, Paulo Jorge Fernandes é investigador no campo da História Contemporânea. Sobre a publicação de Júlia Leitão Barros diz tratar-se de uma “abordagem inovadora à relação entre jornalismo e política na época retratada”, início do século XX.

Paulo Fernandes
Paulo Jorge Fernandes, FSCH - Universidade Nova de Lisboa

“A autora consolidou a posição de estudiosa. Daqui para a frente não é possível mencionar estudos sobre jornalismo sem mencionar Júlia Leitão de Barros”, frisou Paulo Fernandes, que encara o livro como uma “magnífica lição de história, cujo carácter pioneiro é exemplo metodológico”.

O 4.º volume da Coleção Caminhos do Conhecimento do IPL, traduz-se na tese de doutoramento da autora, cujo trabalho de investigação partiu do interesse pelas relações entre o jornalismo e a democracia. “Os jornais radicais estavam sozinhos (referindo-se à época retratada), a defender uma conceção da política mais alargada”, facto que entusiasmou Júlia Leitão de Barros no estudo que incide no período entre 1890 e 1907.

Júlia Leitão de Barros e Elmano Margato
Elmano Margato, presidente do IPL e a autora, Júlia Leitão de Barros

Para a docente e investigadora da ESCS, “cruzar o jornalismo com o campo político e contribuir para a história da democracia portuguesa” é o desejo expresso no estudo posto em livro.

José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo saudou o trabalho e humildade da autora, também sua colega de docência na Escola Superior de Comunicação Social.

Sendo o primeiro livro de História na Coleção Caminhos do Conhecimento, o responsável pelas edições no Politécnico de Lisboa vê na publicação “um contributo importante para uma reflexão sobre a imprensa num determinado período”.

Júlia Leitão de Barros é doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em História Contemporânea pela mesma instituição. É docente na secção de Ciências Sociais na Escola Superior de Comunicação Social, onde leciona desde 1997, na licenciatura de Jornalismo.

Na sessão de lançamento de “O Jornalismo Político Republicano Radical”, presidida pelo presidente do IPL, Elmano Margato, estiveram presentes membros da equipa da presidência do Politécnico de Lisboa, o presidente da Escola Superior de Comunicação Social, André Sendim e inúmeros colegas da autora.

Flickr photos from the Lançamento do livro "O Jornalismo Político Republicano Radical" album.

_MG_0767 by Politécnico de Lisboa

_MG_0767 by Politécnico de Lisboa uploaded on 18 Oct 2021