Passar para o conteúdo principal
capa da noticia: SAS-IPL novamente reconhecidos pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

Os Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS-IPL) foram novamente reconhecidos com o Selo Distintivo - Produção Sustentável, Consumo Responsável, atribuído pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA). Esta distinção, concedida pela primeira vez em 2021, visa reconhecer iniciativas exemplares, que contribuam para o objetivo global nacional de reduzir em 50% o desperdício alimentar até 2030. 

O selo é atribuído a instituições que pretendam promover as ações neste âmbito e, para serem elegíveis, devem alinhar-se com os objetivos da Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, implementado medidas concretas de prevenção, redução ou de monitorização.

No Politécnico de Lisboa, este reconhecimento reflete o trabalho contínuo dos SAS-IPL no desenvolvimento de projetos como o “SAS IPL a Compostar”, que promove a compostagem dos resíduos alimentares, transformando-os em recursos para a produção agrícola. Além disso, foi criado um protocolo com a Refood para redistribuir os excedentes alimentares das cantinas a pessoas em situação de vulnerabilidade, evitando o seu desperdício.

O SAS-IPL dinamiza, ainda,  em conjunto com o Politécnico de Lisboa, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e a FAIPL – Federação Académica do IPL - o Programa de Alimentação Saudável e Sustentável (PASS IPL), que envolve, entre outras atividades, a monitorização do desperdício nas cantinas e bares do IPL e a implementação de campanhas de comunicação.

Com a renovação deste selo, os SAS-IPL reafirmam o seu compromisso com a sustentabilidade, reforçando a importância de práticas alimentares e ambientais conscientes, alinhando os seus serviços com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº 2: “Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”.
 

Imagem de DS/GCI