O Espaço Artes do Politécnico de Lisboa expõe 11 desenhos de grandes dimensões de Filipa Tavares. A inauguração da exposição terá lugar dia 10 de abril, às 18h00, estando esta mostra patente até ao dia 3 de maio de 2024.
A exposição estará aberta ao público até ao dia 3 de maio de 2024, nos dias úteis, das 10:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 19:00 horas.
Filipa Tavares, de 23 anos, licenciada em Pintura, frequenta o segundo e último ano do mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Tem interesse nas áreas da Pintura, Desenho e Cinema, procurando integrá-los nos seus trabalhos. Tem vindo a explorar a questão da infância no seu projeto artístico. Interessam-lhe os cartoons como pontos de partida para investigar a gestualidade que os mesmos contêm em potência ou em evidência, criando composições dinâmicas e que prendem o olhar do observador.
A escolha de um papel com uma gramagem baixa, torna-o um suporte mais frágil, permitindo que o mesmo seja facilmente “ferido” e viabilizando também uma experiência táctil do desenho. Através dos rasgões e do seu desgaste, bem como o manuseamento fluído do carvão, material empregue, no papel, evidencia-se a intensidade do gesto da autora e do movimento desenfreado e aflitivo dos cartoons representados.
A exposição patente não pretende ser uma narrativa gráfica, é antes uma procura pela gestualidade e o não expectável. O desenho constrói-se ao olho do observador, constituindo-se quase como um exercício de procura, da autora, do movimento da figura. Desde os traços que compõem os desenhos ao formato e dimensões dos mesmos, estamos perante uma experiência imersiva e nostálgica.