Sinopse
Mário Véstias doutorou ‑se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (ECE) pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, em 2002. É atualmente Professor Coordenador no Departamento de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, onde leciona e é responsável por disciplinas na área do projeto de hardware. É investigador no INESC INOV onde realiza investigação nas áreas de arquitetura de computadores, computação embebida de elevado desempenho e computação reconfigurável.
Paulo Flores doutorou ‑se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (ECE) pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, em 2001. É atualmente Professor Associado no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, onde leciona e é responsável por disciplinas nas áreas dos algoritmos e estruturas de dados e do projeto de sistemas digitais. É investigador no INESC ‑ID onde realiza investigação nas áreas de arquitetura de computadores, sistemas embebidos e computação reconfigurável recorrendo a FPGA.
Horácio C. Neto doutorou ‑se em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (ECE) pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, em 1992. É atualmente Professor Associado no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, onde leciona e é responsável por disciplinas na área do projeto de sistemas digitais. É investigador no INESC INOV onde realiza investigação nas áreas de projeto de sistemas digitais e arquiteturas de computadores, com ênfase em computação reconfigurável.
O progresso da tecnologia ditou o aumento da complexidade dos sistemas digitais. Em consequência, tornou‑se necessário utilizar descrições mais abstratas dos circuitos e recorrer a novas ferramentas de síntese para o seu projeto e desenvolvimento. Esta abordagem contribui para o a mento da produtividade no projeto de sistemas digitais e permite uma exploração mais ampla do espaço de projeto.
O livro aborda os diferentes aspetos da síntese de alto nível de sistemas digitais em FPGA (Field Programmable Gate Array) e está dividido em três partes. Começa por abordar os conceitos fundamentais à compreensão do projeto de hardware digital. Depois apresenta as estruturas de programação para a síntese de alto nível, nomeadamente, a síntese de estruturas de repetição, a síntese de interfaces, a síntese de tipos de dados com precisão arbitrária e a síntese modular. Por fim, apresenta um conjunto de exemplos ilustrativos da aplicação da síntese de alto nível.
O livro destina ‑se a estudantes e a profissionais na área de projeto de hardware. No âmbito do ensino pode ser utilizado como bibliografia de unidades curriculares que abordem o projeto de sistemas digitais com síntese de alto nível. Em contexto profissional, pode ser utilizado como bibliografia de formação e de consulta.
Programa
Boas-vindas
António Belo, presidente do Instituto Politécnico de Lisboa
Apresentação do livro
Professor Doutor Luís Gomes
Autores
Mário Véstias, Paulo Flores e Horácio C. Neto
Encerramento
Sessão de autógrafos e Porto de honra