NEXOS INTERMEDIAIS: o estado impuro das artes

A Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa - em parceria com Narrativa, Média e Cognição – como uma ode à impureza medial e artística, vai realizar de 8 a 10 de maio de 2024, a conferência "NEXOS INTERMEDIAIS: o estado impuro das artes"

A organização está particularmente interessada em estudos de caso ou argumentação teórica sobre formas de arte enquanto media e as suas variadas e abundantes ligações, muito para além das relações dualistas que são a condição mínima de intermedialidade (ou seja, da inter-relação entre formas de arte).

Línguas da conferência: Inglês e português

Página da conferênciahttps://intermedialconnections.estc.ipl.pt

Tópicos sugeridos (entre muitos outros possíveis):

Conceções de media, intermedialidade, cross-media

Mediação, remediação, transmediação.

Hibridismo, fronteiras entre media, miscigenação, fusão.

Formas de arte como meios qualificados, meios como veículos artísticos.

Primórdios das práticas interartísticas / intermediais.

Casos interartísticos ao longo da história.

Problemática da especificidade medial no seio da intermedialidade.

Casos de fusão artística.

Novas linguagens artísticas geradas por combinação de artes.

Artes expandidas e pós-mediais.

Adaptação ou expressão narrativa nas artes.

Ekphrasis audiovisual ou performativa.

Sensorialidade nas artes e objetos artísticos.

Espaço e tempo nas artes.

Movimento e ritmo vs. estatismo nas artes.

Visualidade vs. performatividade.

Propriedades artísticas.

Adesão espectatorial e imersão.

Oradores convidados:

Ágnes Pethő – Sapientia Hungarian University of Transylvania (Roménia)

Autora de Cinema and Intermediality. The Passion for the In-Between (2011).

Editora de Caught In-Between. Intermediality in Contemporary Eastern European and Russian Cinema (2020), The Cinema of Sensations (2015), Film in the Post-Media Age (2012), Words and Images on the Screen. Language, Literature, Moving Pictures (2008).

Chiel Kattenbelt – Utrecht University (Países Baixos)

Co-editor de Mapping Intermediality in Performance (2010), Intermediality in Theatre and Performance (2006).

Paulo Filipe Monteiro - Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

Submissão:

Propostas para uma apresentação oral de 20 minutos. As comunicações podem ser submetidas individualmente ou em painel pré-constituído por três apresentações. No entanto, se durante a conferência um membro de um painel ficar impossibilitado de apresentar a sua comunicação, teremos de redistribuir os restantes oradores por diferentes painéis ou cancelar o painel na íntegra.

Esta conferência é essencialmente presencial, pois pretendemos desencadear uma (pro)fusão de intercâmbios intermediais entre investigadores. Porém, uma pequena quota (20% do total de apresentações) será destinada a comunicações remotas, atribuível apenas a investigadores afiliados em instituições académicas de fora da Europa. Não serão aceites painéis na modalidade de apresentação remota.

A proposta deve conter um resumo (no máximo 500 palavras), 5 palavras-chave, pelo menos 3 referências bibliográficas e uma pequena biografia do/a autor/a (no máximo 250 palavras). Enviar para Fátima Chinita (chinita.estc@gmail.com).

Taxa de inscrição:

(Inclui pausas para café, um almoço ligeiro e jantar da conferência)

Investigadores: 120 €

Estudantes: 60 €

Apresentações remotas: 80 €

Data limite para submissões:

5 de fevereiro de 2024 (segunda-feira)

Divulgação dos resultados:

12 de fevereiro de 2024 (segunda-feira)

(Poderão ser dadas respostas antecipada para efeitos de obtenção de financiamento junto de centros de investigação ou entidades académicas, caso a submissão também seja efetuada com antecedência).

Data limite para inscrição na conferência:

15 de março de 2024 (sexta-feira)

Publicação:

A organização tenciona publicar uma seleção de artigos baseados nas comunicações apresentadas na conferência, sob a forma de um número especial de revista académica e/ou uma coletânea em contexto internacional. Ambas as línguas da conferência serão contempladas.