Para entrar em território Português, todos os cidadãos provenientes de países não-membros da União Europeia devem:
- ter documento válido que seja adequado para o propósito da visita. Este visto deve ser solicitado numa missão diplomática Portuguesa ou posto consular permanente no exterior num prazo de antecedência de cerca de 4 meses antes da concretização da matrícula.
- ter meios de subsistência suficientes para o período de estadia.
- não estar sujeito a qualquer alerta emitido no Sistema Integrado de Informações do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) ou no Sistema de Informação Schengen.
Seguro de Saúde
Os estudantes não oriundos de países da UE ou EEE devem certificar-se, antes de viajar, de que são portadores de um seguro de saúde válido que garanta assistência médica durante a estada em Portugal. Em particular, os estudantes brasileiros, vinculados à segurança social brasileira, poderão solicitar o formulário PB4 junto da instituição competente no Brasil, para beneficiarem dos cuidados de saúde em Portugal, em condições de igualdade com os nacionais portugueses.
Check in para uma estadia superior a 3 meses
- registo no município da área onde vai residir
- cartão de contribuinte, solicitado numa Repartição de Finanças
- cartão de utente no Centro de Saúde da área de residência
- reconhecimento de títulos e diplomas de aptidão profissional ou diplomas comprovativos da formação académica
Alojamento
O Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) fornece todas as informações e orientações necessárias antes da chegada do estudante e assistência concreta após a sua chegada.
Contactos
Grima - Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica
+351 210 464 760
grima@sp.ipl.pt